Thursday, June 23, 2005

Electrical Voice Phenomena

"Electrical Voice Phenomena", ou EVP, começou a ganhar notoriedade na década de vinte do século passado. O próprio Edison considerava que, se as nossas personalidades (leia-se, almas) passavam para outro plano, e que se existisse algum aparelho capaz de gravar vozes ou imagens, então estaria estabelecido um meio de comunicação com os mortos. É disso que trata este EVP, de, alegadamente, se poder gravar os mortos em files audio e/ou imagens.

Muitos são os que clamam ter conseguido registar frases e imagens. E também há o "facto" de a maioria das mensagens ser de natureza violenta e ameaçadora. Aliás, é disso que trata o filme "White Noises" (Ruídos do Além, uma boa ideia, mas um filme que desilude) : do conteúdo violento das mensagens que os espíritos enviam, do facto de estas gravações se imiscuirem num mundo que não é o nosso (nós, os vivos) e que não nos diz respeito.

Se há quem diga já ter presenciado fenómenos destes, também há quem lembre o poder da sugestão e a capacidade intrincada que o nosso cérebro tem de ouvir aquilo que quer ouvir. E que, portanto, estes fenómenos não passam de (sem contar com os charlatães que se gravam a si mesmos...) pura e dura maquinação do próprio cérebro.
Que ouvimos aquilo que queremos ouvir, é possível. Eu passo a vida nisso, LOL. É muito fácil deixar a imaginação moldar os sons e o cérebro interpretar variadíssimas frases...por exemplo...o pouca-terra dos comboios...quem não consegue ouvir MESMO "pouca-terra" se a isso se prestar?

Bem, fenómeno paranormal sério ou produto cerebral, o que é certo é que existem alegadas gravações desses alegados contactos paranormais. Já imaginaram se fosse mesmo possível? E se fôr, não será que nos estamos a meter onde não somos chamados?...EVP, tabuleiros Ouija, sessões espíritas...quem o faz e acredita, também adverte: cuidado.

E agora pergunto. Quantos de vós já tiveram uma ou outra experiência que poderia ser catalogada de paranormal? Mesmo que fosse produto da mente... ;-)
Contem, vá! ;-)

10 comments:

Ana said...

Isto é que soou paranormal... ;-p

Lá por voltares ao mundo real não quer dizer que, de qd a qd, não dês uns saltos ao blogue! ;-)

ganda said...

Nunca tive nenhuma experiência que se possa assemelhar com EVP.
É como se diz: "eu não acredito em bruxas, mas que as há, há!"

Ana said...

Eu tenho umas histórias...eheheheh...

A minha mãe é que costumava fazer umas sessões de rally de pratos...punham um prato, esperavam que o magnetismo fluisse e era ver o pratoi a fazer rally na mesa. Mas o magnetismo explicava tudo.

Ana said...

E eu participei numas alegadas sessões espíritas. Histeria colectiva pura.

Ana said...

Certa vez vi uma bola de fogo a atravessar-se no Céu mesmo à minha frente. Estava com um amigo e ficámos emparvalhados a oplhar um para outro tipo "páh, viste aquilo, viste aquilo?"

De certeza q a estrela cadente azul não era um helicoptero longínquo?? :-D

Bem, ovnis não serão paranormais. Extraterrestres e não identificados podem ser, mas paranormais? São quase o pão nosso de cada dia, por isso ser´´a que podem ser considerados paranormais?? ;-)

Certa vez acordei a meio da noite e vi um vulto escuro prostrado aos pés da cama. Acendi a luz e nada. Apaguei a luz e lá estava ele outra vez. Tornei a acender a luz: nada. Apaguei-a: voilá. O cagaço foi tal que fugi do quarto e não quis lá dormir durante muito tempo.

Não sei que raio é que vi, mas assemelhava-se muito à ideia que temos da Sra Morte... :-/ Alucinação ou não, nunca mais vi aquilo, por isso também nunca mais me preocupei. Mas que apanhei um ganda cagaço, apanhei.

ganda said...

isso devia ser um casaco que andava lá por casa...

Ana said...

Bem, então era um casaco com vida própria. É que em frente à cama não havia nada de nada. E aquilo estava mesmo em pé, aos pés da cama.
Bem, no outro dia também vi 3 ovnis no quarto...e depois acordei...mas daquela vez não estava a dormir, de certezinha.

Ana said...

Tenho uma amiga que já viu noivas espectrais e anões no quarto. Mas como também tinha 7 anos na altura... :-D

Ana said...

Ma ninguém tem histórias espectrais p contar? Ou de OVNIS?

Ana said...

Quem sabe onde arranjar um tabuleiro ouija? =)