Thursday, March 30, 2006

Macacadas...

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada.
Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
“Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...”
"É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito" (Albert Einstein)

9 comments:

ganda said...

Esse estudo é extremamente curioso, revela comportamentos interessantes, que podem explica por exemplo o fanatismo religioso, entre outros assuntos...

Prof. Bambo said...

Excelente ponto de vista, Ganda!

De facto, este estudo parece levar-nos para esses campos...

Oprichnik said...

Concordo concordo... Mas não só... também há 6 milhões de Benfiquistas e não se percebe bem o motivo... parecem ser atitudes miméticas da sociedade ou algo mais relacionado com isso dos macacos. :oD (nao resisti a desviar isto para o caminho gozo futebolesco)

Vanadis said...

Pois...também é um tipo de "se não podes vencê-los junta-te a eles". E um dia já ninguém sabe porque é que as coisas se fazem de determinada maneira. Pelo menos até aparecer alguém que as questione.
Por isso, meus amigos, toca a questionar! Questionar faz bem á saúde da evolução humana!!

Prof. Bambo said...

Ó Oprichnik, descansa que mais cedo ou mais tarde, o banho de agua fria vão tomar!
Olha?! É já pra semana, ehehehhehe

(J/k)

ganda said...

ó prof. Bambo estive quase para apagar esse coment um bocado "racista". Mas depois lembrei-me que se nós apanhamos um banho de água fria, voces já há muito morreram gelados....

Prof. Bambo said...

Estamos só a hibernar...lá para Maio acordamos rumo à Champs League! ;D

ganda said...

Se é para fazerem a mesma figura que fizeram esta Época mais vale ficarem em Alcochete :P

ZP said...

Não digas isso pá, o Halmstads é um colosso! :P