Thursday, November 16, 2006

Referendo sobre o Aborto

Qual é a sua opinião sobre o Aborto? Não deixe de dar o seu bitaite.

15 comments:

Ana said...

;-p
Pessoalmente acho que ainda não houve tempo nenhum para se formular alguma opinião...mas até agora, pelo menos tem demonstrado coragem na tomada de medidas impopulares mas necessárias. Esperemos que tenha tomates para reformar todo o país (desculpem lá, mas vai com "p" minúsculo, porque de maiúsculo nada tem...)...

ganda said...

como é que depois do post q fizeste sobre aquela great nation of Khazakstan, digo Portugal, agpra vens a dar um p pequeno ao País?

Olha eu acho que o Socrates é fixe! É desde que ele foi para o poder que me deram a bolsa, concidencia?

Ana said...

ei ei ei, leste esse post até ao fim??? no final, mandei todos ao bes ou arranjar pais ricos...era uma ironia!!! ;-p

qto ao sócrates, posso dizer o mesmo, não desgosto dele e desde a revolução que nenhum PM mostrava tomatitos. Esperemos que assim continue, até um dia mostrar tomatões.

ganda said...

Eu estou pouco preocupado de onde vem o dinheiro. Como voces sabem estou em Inglaterra numa universidade que é das que mais angaria financiamento privado para investigacao. Ainda assim eu oico todos a queixarem-se que o dinheiro é pouco, e que nos EUA é que é pq eles tem mto dinheiro.
Só quem é cego é que pensa que portugal compete com eles.
É de enaltecer pessoas que tentam remar contra a maré e com poucos recursos fazer o melhor que se pode/sabe e assim dar a sua contriubuicao. E diga-se que deve ser tipo 99% da comunidade cientifica de Portugal se comparar-mos com o UK ou 99,9% se comparar-mos com os EUA.

No fim o que a malta quer é copos!

Ana said...

Concordo com o Red Fox quando diz que é agoniante esta situação. Agoniante e agonizante. Se eu pudesse correr, até corria. Mas como não posso, olha, tenho de me agarrar ao que há.
E neste momento, só há o Sócrates, e ninguém me tira da ideia que ao menos este teve tomatitos para mexer na função pública (e quero lá saber do software) e no professorado (eles que me desculpem, mas classe priveligiada sempre foram, e apesar de tudo não deixaram de ser). E ainda vêm sessenta e tal por cento de verbas para a investigação?? Eh pá, pois que venham, e continuem a vir. Lógico que o mais provável é criar um excedente de doutorados e pos-docs sem poiso, mas a criação de projectos implica desenvolvimento, que por sua vez implica mais projectos e por aí adiante.
E o resto é como o Ganda diz, desde que o dinheirinho entre e nos tire deste poço sem fundo, quero lá saber quem é que teve a ideia e de onde é que vem o dinheiro (com as aproximações devidas, obviamente). O Sócrates pode não ter tido a ideia, mas foi quem a pôs em prática. Falar todos sabem! Agir, é que já é mais complicado. Ao menos ele não se limita a falar, até age. E até agora não vi nada que nos empurrasse para o fundo como nos empurrou Cavaco (esse teve a sorte de estarmos em tempo de vacas gordas, porque senão estavamos bem arranjados), Guterres, Durão, Santana.
E também ninguém me tira da cabeça que a culpazinha não está só no Governozito, pois não. Enquanto Tuga não parar de se lamentar e não arregaçar as mangas, pois, não sei. E agradar a Gregos e Troianos é impossível, há-de sempre haver Tugas descontentes,para onde quer que nos viremos.
A mal ou a bem, o Sócrates é o único que até agora fez alguma coisa. Portanto, não desgosto dele, não senhora.
Certo, Portugal é insignificante. E que fazer a esse respeito? Ah, já sei! Bora alugar o país aos israelitas... ;-p (isso já é pano para outras mangas, mas pessoalmente acho que são um povo cheio de recursos e que leva o desenvolvimento onde quer que vá; tb acho que são talvez o futuro...deus nos guarde, nos valha, nos leve, não sei...)

Copos não quero, mas aceito um ginger ale... ;-p

ZP said...

Isso é que é falar! ;)

Se o orçamento para a Ciência aumentou 63,7% e se esse aumentou não vem do PIB, é mais um ponto a favor de Sócrates. Se a ciência e tecnologia em Portugal estão como estão não é por falta de investimento público, mas sim por falta de investimento privado/externo.

Eu estou com Sócrates e o seu governo a 100%, e não, não estou iludido por 2 minutos de telejornal bem focado.

Para mim pode ser uma bejeca ;)

ganda said...

Bom por um lado o que é relevante, ou melhor, mais relevante é que os projectos existem.
E na realidade o financiamento que para a dimensao dos EUA é reduzido para Portugal é uma Bencao.
Obvio que o credito tem de ser dado aquem desenvolveu o projecto.
O socrates aproveita-se do que pode, tal como todos os outros... Desafio a apontar quem nao o faça e não só na politica como nas outras åreas ( á excepcao do LFV)!
Eu estou fora, e diz-s que quem está fora racha lenha.

Uma coisa é certa alguem tem de estar á frente das coisas, uns porque avançam e outros porque são empurrados...

ZP said...

A demagogia no seu melhor...

ZP said...

Como pontos positivos posso falar de uma economia a crescer há vários trimestres consecutivos depois da estagnação. Posso falar da tendência decrescente da taxa de desemprego ao longo deste ano. No que diz respeito a medidas mais específicas, posso falar dos complementos de reforma aos idosos mais carenciados, onde a pobreza é mais sentida. Posso falar do espírito reformista deste governo, reconhecido até por um presidente da república chamado Cavaco Silva. Posso falar de muitos outros pontos positivos, e também de pontos negativos que na minha opinião também existem.

Mas quando falei em demagogia não estava a pensar nos pontos positivos ou negativos deste governo. Falei em demagogia porque antes destas eleições, com uma economia estagnada e um défice a bater no tecto, era consensual que eram necessárias medidas impopulares. Um governo PSD também as tomaria. Não sei se um governo PSD aumentaria a função pública em apenas 1,5%, mas de certeza que vários milhares de funcionários públicos iriam parar ao desemprego. Em relação à energia, penso que saberás melhor que ninguém que os tempos de energia barata acabaram por diversos motivos, seja qual for o governo que estiver em funções. Em relação a autoestradas, quem se queixa dos aumentos lembre-se que, apesar da quebra de uma promessa eleitoral que realmente existiu, neste momento existem 3 SCUTs a pagar portagem e com um governo PSD todas pagariam. Eu próprio sou da opinião que todas deviam pagar, mas acho que quem critica devia ser mais coerente.

No que diz respeito ao choque tecnológico, ainda não senti nenhuma melhoria "na pele", nem estaria à espera que isso acontecesse em 1 ano e meio. É um problema estrutural que o nosso país tem e penso que temos que esperar mais algum tempo até aparecerem resultados concretos. Em relação ao programa MIT-Portugal, eu também estou de fora e tenho a certeza que sabes melhor do que qualquer um de nós os contornos desta parceria. Parece-me óbvio que já existiam idéias, contactos, e trabalho anterior feito. De acordo com um artigo da Visão do mês de Abril, que critíca o rumo que este governo estava a dar ao programa MIT-Portugal, é dito que a parceria existe não há 2 anos mas sim há 6 anos, mas diz também que esta só ganhou consistência depois de ser integrada no plano tecnológico deste governo, o que culminou na assinatura do acordo. Li também na comunicação social que 2 novas parcerias semelhantes serão anúnciadas muito em breve, uma com a universidade do Texas e outra com a universidade Carnegie Mellon. Vais-me desculpar, mas acho mesmo muito pouco provável que este governo não tenha qualquer mérito nestas parcerias. Se me provares de forma clara que este governo não tem qualquer mérito, cá estarei para dar o braço a torcer.

Ana said...

ZP ao poder! Vota ZP! ;-p

Ana said...

E já agora, qto ao aborto mesmo? O referendo está à porta...enfim, a minha decisão está tomada. ;-p Adivinhem lá como é que vou votar...

ZP said...

Na minha opinião, Sócrates tem o oportunismo e necessidade de "aparecer" de qualquer líder, quer seja no governo ou na oposição. O anterior 1º ministro até achava que "aparecia" pouco e decidiu criar uma central de comunicação do governo, em boa hora vetada pelo presidente.

Em relação à política económica deste governo, não sendo a minha área não posso aprofundar, mas à excepção de Luís Delgado (claro está), poucos são o que a criticam, a não ser em questões pontuais. Dados são dados, cada um interpreta-os como lhe convém, tal como os números da taxa de desemprego. Houve um aumento brusco da taxa de desemprego logo após a tomada de posse deste governo. Culpa do próprio governo? Não me parece. No entanto a taxa de desemprego no final do ano passado era de 8,0%, neste momento é de 7,4% (dados do INE).

Em relação ao MIT, é no mínimo estranho que o governo nada tenha feito por este projecto, mas seja o primeiro a ser criticado quando algo corre mal, como na recente polémica entre o conselho de reitores e o ministro Mariano Gago. Parece-me contraditório. Como já disse tou fora e decerto sabes melhor do que falas, só me parece que estás a puxar demasiado a brasa à tua sardinha.

Se eu for a Aveiro tenho todo o gosto em ir conhecer os teus projectos, e para beber cervejas também estou sempre disponível.

Espero também que possamos ter uma conversa destas no final deste mandato, e não agora, com apenas 1 ano e meio de governação.

Um abraço.

ZP said...

Já que falei em Luis Delgado, lembrei-me de um recente "sketch" dos Gato Fedorento:

Santana Lopes não compareceu à gravação da sua crónica semanal na TSF. Foi pena pois era precisamente nesta crónica que Santana Lopes ia criticar José Sócrates por não honrar os seus compromissos. Luis delgado já comentou este facto: "Entre as crónicas que não foram feitas, foi das mais geniais que não ouvi", afirmou o jornalista.

Ana said...

Isto sim, é uma bela discussão amiga entre dois gentlemen. Estou a gostar, estou sim senhora.

Ana said...

Ps - não pretendi imputar qq ironia no comentário, é tal e qual literal, oki? :-)