Wednesday, July 20, 2005

Apollo 11 trintona

Faz hoje 30 anos, exactamente, que o Homem pisou o solo lunar!

"Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade", quem não conhece a famosa frase de Neil Armstrong, proferida quando caminhava no rochoso leito lunar?



"On July 20, 1969, the human race accomplished its single greatest technological achievement of all time when a human first set foot on another celestial body.
Six hours after landing at 4:17 p.m. Eastern Daylight Time (with less than 30 seconds of fuel remaining), Neil A. Armstrong took the “Small Step” into our greater future when he stepped off the Lunar Module, named “Eagle,” onto the surface of the Moon, from which he could look up and see Earth in the heavens as no one had done before him.
He was shortly joined by “Buzz” Aldrin, and the two astronauts spent 21 hours on the lunar surface and returned 46 pounds of lunar rocks. After their historic walks on the Moon, they successfully docked with the Command Module “Columbia,” in which Michael Collins was patiently orbiting the cold but no longer lifeless Moon. "
(mais informação aqui)

7 comments:

Vanadis said...

E hoje, dia 26, vão lançar a nave Discovery! Desde o trágico acidente que vitimou todos os tripulantes que não era lançada mais nenhuma nave. Hoje, de Cape Canaveral. Lá vai o Homem pó espaço, again. Esperemos que corra tudo bem.

Vanadis said...

E agora a questão, que eu até pensei que fosse levantada mais cedo...

Será que a ida à Lua não passou de uma farsa destinada a passar a perna aos soviéticos?? mmmmmmm....

Vanadis said...

A nave Discovery levantou sem problemas!! Depois do acidente com o vaivém Columbia, a expectativa era muita. Mas a comandante (sim, A comandante! Ellen qq coisa) qualificou o "voo" como o mais seguro da história da era espacial.
E o homem (nmeste caso, a mulher, eheheheh) voltou ao Espaço. A última Fronteira.

Vanadis said...

E lá se descobriu um novo planeta! Parece que o sistema solar deixa de ser composto pelos tradicionais nove e passa a ser o sistema dos dez!
Mas isso é discutível...há quem considere que Urano não é um verdadeiro planeta, mas antes mais um dos componentes da cintura de asteroides. Ou será que era Neptuno?...mmm...tenho de ir espreitar outra vez que me está a parecer que o Sol me queimou o neurónio...

Vanadis said...

E uma partidinha de futebol na Lua?...teriam de arranjar um "fato espacial" para o esférico que, qto muito, rolaria pelo espaço...

Bem, o sol torrou-me mesmo o neurónio...

Ps- eu ainda hei-de ver se o planeta é urano ou neptuno...acho que é urano...mas...

Vanadis said...

A Discovery já aterrou na Terra, em segurança!! A primeira visita à estação espacial correu bem! Ufa!
Apesar de tudo tiveram o mesmo problema que o Columbia: soltou-se um invólucro isolante, que evita a desintegração do vaivém ao passar a atmosfera. A sorte do Discovery foi que a peça que saltou não era de um lugar crítico, como foi no Columbia, e o vaivém aguentou. Uma vez na estação espacial resolveu-se o problema. UFA!!!

ganda said...

pode ser q para a proxima esse prob seja resolvdo..
agora é estranho q tenha existido o mesmo prob...