Momento de reflexao..................... Ok Já chega.
A ideia deste post surgiu depois de ver o "status update" do nosso compatriota JoniOzzie na sua pagina do facebook.
O status dizia "Joao Fidalgo prefers toilet cleaning to science".
Um desabafo natural para quem faz, ou tenta fazer, ciencia.
A verdade é que é mais do que comum ouvir, ver, ler pessoas que estao envolvidas em ciencia, pessoas que gostam (gostavam) de ciencia, queriam fazer ciencia (podia continuar por aí fora) a dizerem-se desapontados, desencantados, mesmo fartos da e com a ciencia.
Quais serao as razoes? estariamos (sim eu sou um deles) todos enganados na altura da escolha? será que tivemos escolha? digo isto devido á conjuntura da ciencia no nosso pais, que acaba por fazer com que no geral o universitario esteja desinformado das reais oportunidades. E é este universitário que depois de varios meses no "deserto" se ve "obrigado" ou compelido a aceitar a primeira coisa que aparece pela frente?
Nao temos verdadeira escolha em Portugal no que diz respeito a saídas, especialmente porque as saidas que existem fogem daquela ideia romantica que nos levou a fazer ciencia (salvar o mundo com conhecimento).
Talvez o grupo onde estamos, nós os cientistas desapontados, nao sejam estimulantes, e nao estimulam para o/a salutar continuar/progressao da investigacao. Talvez o projecto e o trabalho que o envolve seja afinal distinto das preferencias cientificas de cada um. Talvez a vida envolvente, a tao importante socializacao, seja deficiente. Talvez a ciencia nao preencha a alma e a mente da mesma maneira.
As alternativas comecam a aparecer no pensamento. Um colega de laboratorio, 29 anos, doutoramento feito a caminho do segundo ano de post-doc, casado, com filho recem nascido, casa propria, cuja mulher é Médica de Medicina Geral (que pode atingir um ordenado de 100000 libras ao ano no topo da carreira) dizia-me á tempos que estava a considerar alternativas a esta carreira e que provalmente ia aprender a ser canalizador...
Será tarde? será tarde para a esta altura da vida aprender outro oficio? Quais serao as vantagens e desvantagens?
será que aos 29/30 ja seremos velhos para mudar? mas se nao mudar-mos o que é que nos espera? uma velhice de consternacao resignada?
ao fim e ao cabo sao as nossas escolhas...
O que voces acham?
Viver à Portuguesa
7 years ago