Friday, May 30, 2008

Free Hich

Bem no ultimo post referi-me, quase em tom jocoso, ao facto de duas pessoas terem sido presas na Universidade de Nottingham. Elas foram presas para interrogatório ao abrigo da lei anti-terrorista aqui das terras de sua majestade.
Na altura nao liguei muito ao facto, pensei que fosse so rotina. Também nao me interessei muito em saber quem tinha sido preso - o artigo nao referia nomes.

Entretanto o caso tornou-se mais mediatico, aparecendo nas televisoes, jornais, sites blogs etc. As duas pessoas em questao tinham sido presas durante vários (6) dias, as casas e familias tinham sido interrogadas exaustivamente. Tudo muito exagerado já que o que tinha aconteceu foi apenas que um dos envolvidos tinha feito download de um manual da Al Quaeda, enviado para um outro que o imprimiu porque tinha acesso a uma impressora. O primeiro é aluno mestrado e a tese dele é sobre sociedades radicais e apenas queria o dito manual para efeitos de estudo e investigacao para o seu trabalho. Ele fez o download a partir do site do Governo dos EUA! O segundo apenas tinha acesso a uma impressora onde imprimia de graca.

Presos durante 6 dias e libertados sem acusacao.



Foi apenas quarta feira passada que, atraves de um email da associacao de alunos de pos-graduamento, tomei conhecimento do nome dos envolvidos. Hicham Yezza e Reeza Saber. O primeiro é Nada mais nada menos que o "The hich" que se encontra no painel de contributors do u-ganda. Hich teve a "bondade" de imprimir o tal documento. Alguem viu, fez queixa á Universidade e a Universidade chamou a policia.

Ok foi libertado, Mas a história nao acaba aqui, é só metade.

Acontece que depois de libertado o Hich foi preso outra vez mas desta vez pelos servicos de emigracao. Por uns motivos um pouco bizarros houve desconfianca na validade do visa. Hicham tem (tinha porque entretanto os advogados entraram em accao) a deportacao marcada para domingo.
O Hicham fez em UK toda a sua escolaridade universitaria - Degree e PhD. Presentemente ele é parte do staff da univ. totaliza já 13 anos em UK. Já tinha requerido pedido de cidadania inglesa e a audicao estava marcada para dia 8 de junho...

Entretando todos os amigos de Hicham juntaram-se e lutaram para a libertacao do Hich, para o adiamento/cancelamento da sua deportacao.

As ultimas noticias é que ele ainda se encontra preso, mas vai ser libertado. A sua deportacao foi tambem adiada ou cancelada ainda nao sei bem.

Se queres ajudar podes comecar por assinar a peticao

http://www.ipetitions.com/petition/freehich/

Segue aqui o evoluir dos acontecimentos

http://freehichamyezza.wordpress.com/

Vamos todos apoiar o Hich.

4 comments:

A Grafonola said...

Ganda, chiça...que nóia, que cena, mas está tudo idiótico e paranóico??????? já agora, porque não prendem tb o governo dos estados unidos por ter aquele manual disponivel no seu portal?...

Fosga-se. Vou assinar a petição, espero que faça alguma diferença... não queres escrever um mail daqueles de mandar a toda a gente?...manda-me que eu tenho carradas de contactos... ;-)

A Grafonola said...

Ah, olha, e o outro rapaz?...

Anonymous said...

Olá Ganda, que situação!!! Já assinei a petição. Puxa...nunca imaginei que em UK fosse tão exagerado...no caso da Madie não há culpados, nesse caso do teu amigo que é inocente, decidiram arranjar dois culpados para não destoarem o "moralismo" que muitas vezes acontece em todo o mundo...espero que se resolva tudo a bem!
...que situação...
força para o teu amigo!
bjks
Rita C. M.

ganda said...

O outro "rapaz" foi colocado em liberdade sem acusacao.
Nao lhe aconteceu nada relativamente aos servicos de emigracao.