Wednesday, September 12, 2007

Por que é que se morre de Cancro?


Porque é que se morre de cancro?
esta foi uma pergunta que veio á baila enquanto bebia um copo com uns colegas de um curso que participei aquando de uma visita a uma companhia farmaceutica.


É uma pergunta curiosa e pertinente, visto que o cancro nao é mortal automaticamente, isto é tem um tempo de progressao elevado e muitas vezes durante esse tempo as pessoas nem sabem que tem o cancro.

Gostava de abrir aqui o livro para registar as vossas opinioes... eu participarei na discussao... podia desenvolver melhor o tema mas agora nao tenho tempo :P:P fica o desafio...

20 comments:

ZP said...

Aqui vão os meus 500 paus: devido à destruição progressiva de um tecido pelo tumor que nele se desenvolve. No caso de metástases são vários tecidos a serem destruídos ao mesmo tempo.

No entanto tenho a idéia que muitas das mortes de cancro se devem à agressividade dos tratamentos.

Anonymous said...

Eu só não gosto é que me mandem o fumo pra cima!

RedFox

Ana said...

Ah ah ah, que piada... ;-p

Anonymous said...

Sem querer desvirtualizar a cena, mas correndo o risco, em resposta à pergunta "Porque se morre de cancro?", eu diria que acontece, porque estava escrito.
Era um designio do brincalhão Deus. Era o destino!

E quando assim é... o mais importante, o que interessa lembrar é da altura que o orgão, posteriormente afectado, era saudável.

E resta-me dizer que um gajo tem de morrer de alguma maneira, sinceramente, não vejo grandes vantagens ou desvantagens em morrer de cancro ou de outra coisa qualquer... Morte lenta? Sabes lá o que vem depois? Mesmo que não venha nada, msmo a sofrer ainda estás por cá mais uma beca... (há bué que não utilizava beca)

Ó Ganda, isto é pra levar a sério?
Mete mas é polémica, sexo, violência ou política, já que futebol temos agora outra escapatória. Esta conversa é mais pra ti e os teus colegas enquanto bebes um copo depois de um curso numa visita a uma companhia farmaceutica...

RedFox

Dédinha said...

???

Porra então vamos todos a correr para a igreja rezar para ver se os desígnios de Deus não são assim tão cruéis!!!

Mas pronto concordo que polémica, sexo, violência ou política sejam temas muuuuito mais interessantes!!

Ana said...

Eh páh, nem me digam nada...acreditam se vos disser que acabei de saber que o pai de um amigo bioquimico meu faleceu? De cancro. No pulmão. Provocado por? Tabaco.

Ana said...

Quanto ao tema, porque é que se morre por cancro, é o que o ZP diz, sem tirar nem pôr: o tumor, feito de células virtualmente imortais, amorfas e afuncionais (isto existe?), compromete a integridade dos tecidos circundantes, destruindo-os à medida que se vai espalhando. Na maior parte dos casos (os que não são detectados a tempo, geralmente), algumas das células tumorigenas passam para a circulação sanguinea e são levadas para outros tecidos, onde se estabelecem, iludindo a vigilancia do sistema imunitário e crescendo, formando as chamadas metástases do cancro. Quando atingem os ossos, não há nada a fazer...os sarcomas é o pior cancro possivel... :-(

Ana said...

* são, os sarcomas são.

Por isto e muito mais, eu só quero é que não me fumem pra cima. Fumar provoca cancro. Fumar leva a enfisemas. Fumar leva a asma. Fumar reduz a fertilidade. E se isto não vos convence: fumar provoca impotencia!!! ;-p

Anonymous said...

Vanadis, acho que estás a desvirtualizar novamente, mas acho que pelo menos consegue-se continuar a conversa, outra conversa, outra história...

Mas tens razão, eu sou a prova viva do que disseste, fumei 10 anos deixei em Janeiro deste ano e tive uma filhota linda em junho, não só fiquei logo mais fertil, como ganhei ainda uma maior potencia, devias de ver... deita por terra é a teoria do "stays in your genes after you quit". ou não... pq a gestação do ser humano é de nove meses... então ainda fumava... afinal é psicologico...o que deixa a tua teoria ainda em Stand by...

RedFox

ganda said...

"os sarcomas é o pior cancro possivel..."

Eu diria q o pior cancro é o q mata.

As celulas canceriginas sao celulas do proprio tecido. Com grande capacidade proliferativa.

Há vários os motivos pelo qual se morre de cancro.

"virtualmente imortais, amorfas e afuncionais (isto existe?), compromete a integridade dos tecidos circundantes"
Também mas nao necessáriamente. Normalmente morre-se por perda de funcao do tecido e nao pela destruicao do mesmo. Nao se nota porque a parte boa do tecido compensa a perda de funcao da outra parte ate que se chega a um ponto q o orgao nao consegue sustentar a funcao.

A expansao do tecido tambem pode provocar a morte, especialmente no caso dos tumores cerebrais q tem um espaco muito mais limitado para crescer. Isto nao significa destruicao do tecido, nem sequer perda de funcao total.

Em alguns casos mais raros, sao os produtos do metabolismos das celulas mutadas q sao toxicos para o organismo/orgao (aqui sim se verifica destruicao do tecido, devido a citotoxicidade)

Quanto ao cancro ser invasivo/agressivo formando metastases, tem a ver com a caracteristica da mutacao, mas a causa de morte normalmente esta associada com alguma das razoes acima citadas.

Muitas pessoas morrem devido á cura. A radio-terapia nao so mata as celulas canceriginas, mas mata tambem as celulas da medula ossea, sem elas perdemos o sistema imunitario, e perdemos tambem uma fonte de celulas no organismo que pode ser responsavel pela recuperacao de uma populacao de celulas estaminais adultas em diversos orgaos (ainda muito debatida esta teoria, mas com muitas indicacoes em seu favor).

A minha pequena contribuicao para esta discussao.

Agora...

Facam o favor de ser felizes.

Ana said...

LOLOLOL, ok, ok, fiquei mais esclarecida. Mas continuo a dizer: o sarcoma é o pior dos cancros. Pois qd atinge os ossos, não há mesmo nada a fazer. Enquanto não atinge pelo menos há alguma (mesmo que pequena) esperança.
E sim, claro, muitas vezes é o tratamento agressivo que destrói a pessoa, e não o cancro propriamente. Mas se não for o tratamento, é o cancro...

O expert nisto és tu...a minha experiencia passa mais por conviver com pessoas com essa porra de doença...enfim. Há outras doenças, é verdade.

Então e tu tás à espera de que para acabar de vez essas bundles e descobrir a cura pó cancro (pelo menos o da tripa) heeeeem??

Ó red, ké ke entendes por desvirtualizar??? Eh páh, mas eu não te quero convencer a deixar de fumar!! Eu só quero que não me fumes pra cima ;-p

ZP said...

Quando eu disse "destruição do tecido" queria dizer "perda de função". São coisas diferentes, mas tens que me dar um desconto pá, o meu vocabulário agora é outro... lol

ganda said...

vanadis o redfox ja deixou de fumar :P

Zp pois eh tu agora é mais avioes e hospedeiras :P

Anonymous said...

porque é que ainda não se descobriu a cura para o cancro?

É por falta de dinheiro ou por incompetência?

RedFox

Anonymous said...

ou é porque é uma doença que, sem cura, dá muito mais dinheiro e compensa passar incompetente.

RedFox

Ana said...

Eu sei que ele deixou de fumar!! Mas continua a deitar fumo! :-p

porque é que andas a mostrar a língua a toda a gente, Ganda? :-p Toma pa ti tb! :-p =D

Red, o cancro tem cura. Só que essa cura implica muita burocracia, muitas experiencias umas atrás das outras, muita falta de financiamento, muitos chefes de equipa que não fazem nenhum, muito muito dinheiro...
Além de que esta cena não é só uma vacina e voilá. Quer dizer, para alguns tipos de cancro, como o do colo do utero, há vacina, pois uma das formas deste cancro é provocada por um virus.
Agora, qd a causa são células que crescem indiferenciadamente e que são virtualmente eternas...a cura passa por tentar travar o seu crescimento ou por as tornar mortais. Mas pra isso é preciso saber o que torna uma celula mortal ou imortal (por acaso já se vai sabendo).
Eu digo: no dia em que houver cura pó cancro, há cura pá velhice e pá morte...

Anonymous said...

"Mas continua a deitar fumo!" ?!? –Depois, se quiseres, explica isto.

Na revista científica ‘Lancet Oncology’ conseguimos uma boa percepção do dinheiro envolvido,

em Portugal, investe-se 10,5 Milhões de euros por ano em investigação da luta contra o cancro...

Neste valor não está contabilizado as angariações das instituições ligadas ao mesmo. Não está também contabilizado o dinheiro que “podemos doar” na declaração anual de IRS, que entre outras, pode ser para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

É apenas a percentagem a partir do orçamento para a saúde.

Este valor passa por ridículo se compararmos por exemplo a Alemanha, 172 milhões de Euros na mesma luta, ou a França 132 Milhões, ou mesmo a Suíça 14 Milhões.
Nem sequer vou para os E.U.A... não cabiam neste “comment” a quantidade de zeros à direita nos valores do investimento.

Se, efectivamente a cura, já está descoberta, por favor Vanadis, diz a este pessoal todo que continua a gastar muitos milhões, que decerto a população do mundo vai-te agradecer.
No entanto, penso que se apareceres com a cura, e provas dela mesma, talvez o teu destino não seja o melhor, já viste a quantidade de gente com poder e inteligentíssimas, das enormes organizações, que ficariam a viver do nada??... a terem a vida eterna sem dinheiro para a gozar??? ou a terem de arranjar outra doença tipo… Sida ?

Em 1987, tinha eu 7 anos, mas ainda me lembro da história… até porque nessa altura tinha alguém na familía que também tinha cancro (da mama), daí talvez ter ficado na memória, o dr. Anthony Satillaro, dizia que tinha a cura para o cancro. Era Director dum Hospital em Filadélfia e foi curado, após ter sido diagnosticado com um cancro na próstata com metásteses por todo o corpo, com um tal amigo, Prof. Kushi, a ajudar.

Mas tal como Dalai Lama, ignorado pelas várias entidades muito respeitosas, não só quando passou por Portugal como pelo resto dos países da Europa e abafado nos Estados Unidos, por razões, não conspiratórias (conspiração é só o que eu digo), em 1989 tentou dar uma palestra na Gulbenkian, não só foi impedido de terminar, como nesse mesmo colóquio não apareceu ninguém, nem do Instituto Português de Oncologia, ou da Ordem dos Médicos, desvalorizando assim qualquer interesse nas provas do seu caso clínico.

“Inté bim de joelhos que na podia com tante fume (pausa) era uma fumaceira desgraçada. A casa da minha filha inté tebe em riscos de bida” - in apanhados da TVI.

Portanto, não andem por aí a mandar “fume” pra cima dos outros…

Sejam felizes.

RedFox

Ana said...

LOL! Concordo ctgo Red. A cura para o cancro não será algo simples, até pq existem carradas de tipos de cancro. Mas desde que uma descoberta qq é feita num laboratorio, até que seja autorizada a distribuição de um fármaco...
Por fumo eu queria dizer ideias. =)

Não acredito muito na teoria da conspiração para o aparecimento da SIDA...os vírus tb evoluem...e já existem cá há mais tempo do que nós.
E o facto de só na década de 80 do séc passado se ter começado a falar no assunto, não quer dizer que a doença não existisse já. Já existia de certeza, mas como ainda era desconhecida, e como o doente de SIDA não morre de SIDA, mas de infecções/doenças oportunistas, não havia nada que apontasse para um novo virus. Em vez de surtos de HIV, seriam surtos de gripe? Confundido com cancro? Enfim, o virus podia já andar por cá há muito tempo, mas ainda não teriam dado por ele e ainda não estavam criadas as condições para a pandemia.
Por acaso os primeiros casos registados foram em São Francisco, na comunidade gay, muito mais promíscuos que os hetero.
Com a libertação sexual, olha...

Anonymous said...

O Miguel (ex Benfica) fuma á 14 anos...
e diz descaradamente: "Eu mando fumo pra cima das pessoas"

Unknown said...

Meu nome é feliz, dos EUA, eu quero testemunhar de como eu tenho curado de HIV AIDS. Eu tenho vivido com esta doença mortal para o passado 11 meses, eu fiz tudo o que posso para curar esta doença, mas todos os meus esforços foram abortiva até que eu encontrei um velho amigo meu que me contou sobre um Herbalist Afircan que usam ervas e raízes para curar todo o tipo de doenças, embora eu nunca acreditei que ele pode curar o HIV, mas eu decidi dar-lhe uma tentativa, quando entrei em contato com ele, ele me ajudou a expulsar o vírus do meu corpo, baixa e eis que, quando eu fui para um check-up i foi-me dito que eu sou negativo. Contacte esta grande Herbalist através deste e-mail okonofuatem99@gmail.com e okonofua_solution_tem99@hotmail.com ou você pode entrar em contato comigo para obter mais brilho me add no facebook happyaa4@gmail.com.

Ones agradecer novamente a você doutor Paul Emen i vai manter testemunhando sobre você por salvar minha vida.