Thursday, November 10, 2005

Atchim!


Pois é, estamos a braços com uma possível hipotética pandemia de gripe das aves. Tudo porque morreram uns quantos patos e faleceram "umas quantas" pessoas (uma só morte já é de lamentar, mas compreendem que estou a falar em termos estatísticos e comparativos, daí as aspas). A doença não é contagiosa sequer. O problema é, claro está, a quase certeza de morte que lhe está associada.

Mas esperem lá, que sabemos nós do quadro clínico das pessoas que já faleceram? Porque, se já estavam debilitadas por outra doença ou condições insalubres de vida, por exemplo, é mais do que lógico que tenham sido das primeiras a sofrer. E eram pessoas em contacto permanente com aves.
Compreendo a preocupação dos que criam aves para comercializar ou por hobbie. Essa aí é válida, está em risco o ganha pão de muitos, é verdade. Mas, sinceramente, não acham que ainda é MUITO CEDO para se andar a falar em pandemias e a lançar o pânico sobre o Zé Povinho?? Só falta eu espirrar e o pessoal gritar "É a gripe das aves, quem nos acode!!!!". Muito sinceramente, estou mil vezes mais preocupada com a eventualidade de um CANCRO, SIDA, GRIPE NORMAL, MENINGITE, ATAQUE CARDÍACO, AVC, AFOGAMENTO, ATROPELAMENTO, ACIDENTE, etecetera, etecetera, etecera...do que da tão falada e exageramente levada em conta gripe das aves.

Primeiro, ainda nem cá chegou. Segundo, não se sabe se alguma vez chegará. Terceiro, se chegar, aí sim, accionemos então as medidas adequadas...sem exagerar. Porque essas ditas medidas aplicam-se principalmente a quem contacta com aves. Os outros, não precisam de andar a bradar aos céus e a invocar o nome do senhor em vão de cada vez que alguém espirrar...
Acredito que, se a cena cá chegar (reparem que digo SE), será facilmente controlável. Porquê? Possas, nem sequer é contagiosa...

Portanto, vamos lá a acalmar e a não acreditar em tudo o que os Media dizem...
E...


Atchim e Santinho para todos!

29 comments:

ganda said...

Mas quem é que está nervoso?

Ainda só morreram uns quantos chinocas... mas o que é que nós sabemos dos virus? Que vai haver mutações e que podem ser facilmente transmissiveis ao homem.. hum... isso tb n acontece com os restantes virus?

Bom mas já diz o ditado "Mais vale prevenir do que remediar"

ZP said...

Não sou contra o facto de se estar já a accionar medidas de prevenção, pois mais vale prevenir do que remediar. Apenas sou contra a cobertura que o caso está a ter nos meios de comunicação social e todo o alarmismo que isso provoca. É ridículo um telejornal abrir com a notícia: "Morreu papagaio no Reino Unido."

Vanadis said...

Ehehe, eu sei que vocês não estão nervosos, e vocês sabem que eu sei! Mas o resto do País, já para não dizer da Europa, estão.

Mas ontem ouvi uma notícia que me fez dar um pulo no sofá: descobriram um pato infectado em itália. E estava confirmado, era mesmo gripe de aves.
Mas depois, findo o efeito momentaneo que os media têm, puz-me a pensar, como biouqímica esclarecida que sou...porra, páh, UM pato????

E a Leishmaniose???? Quem é que fala da Leihmaniose??? Quantos cães infectados vivem tranquilamente? Quem é que sabe que há risco de infecção para o Homem e que o tratamento da leishmaniose nos humanos é tão agressivo q as crianças podem não lhe sobreviver?? Quem sabe disto? Alguém fala disto? E no entanto há centenas de canitos infectados por todo o Mundo...

A título de curiosidade, tive um canito q contraiu a Leish. Um canito pode viver à custa de tratamentos (até ao fim da vida), mas será sempre portador do bicharoco. O que significa que pode transmitir -através de picada de mosquito- a leish a humanos. Ora, eu e a minha mana éramos pequenitas, se contraíssemos a doença podiamos não aguentar. O canito teve de ser adormecido... :-((

Mas disto ninguém fala...e o que não falta aí são histórias destas, ou pior, de pessoas que não sabem que o cão é portador e pode infectar crianças se num meio cheio de mosquitos.

Um pato, porra????? Acordem-me quando forem mil patos.

Vanadis said...

Eh pá, agora apercebi-me de uma cena....que assim estou a negligenciar totalmente o adágio "Mais vale prevenir do que remediar". Pois estou... :-/. É verdade sim sr, mais vale prevenir que remediar. Mas não exageremos, páh!

Apresentou demissão said...

Esta faz-me lembrar o Miguel Sousa Tavares... "esta gripe das aves é uma coisa inventada e aumentada pelos Mídia".
Se for detectada em Portugal, tomara que seja no Porto em casa dele e nele, tripeiro FDP.

"Mais vale prevenir do que remediar"

Vanadis said...

Fiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...a isto é que se chama ser do contra...

Mas a raposa vermelha não gosta mesmo do homem, hem? Xinamen! :-p

Mas olha, se pesnarmos bem, o gaijo tem razão...ao fim e ao cabo isto foi tudo inventado pelos media. Foi tão exagerado que a gripe das aves de que eles falam, afinal, não existe...portanto, o homem até tem a sua razão...ou então gosta mesmo é de ser do contra...

ZP said...

Isto não foi inventado pelos media, o risco existe e alguns especialistas dizem mesmo que uma pandemia vai ser inevitável. É então perfeitamente normal que se tomem medidas de precaução e prevenção. Apenas acho que os media exageram na forma como abordam a questão alarmando as pessoas de uma forma despropositada.
Em relação ao palhaço do MST, já há muito tempo que deixei de ligar ao que ele diz do alto da sua arrogância.

Vanadis said...

Claro que existe o risco, mas não na proporção nem o risco que os media andam a bradar. O que eu queria dizer é que a gripe das aves de que os media falam não é a gripe das aves que anda aí. E não acredito em pandemia para os humanos. Para as aves, a questão já é outra, mas acredito que venha a ser mais facilmente controlada.

Vanadis said...

Quanto ao Sr MST, lololololol. O gaijo acha que é o Mourinho do jornalismo...mas ao menos o Mourinho é realmenta MUTA BOM naquilo que faz. O MST, não sei. Mas também não gosto muito dos comentários dele.

Oprichnik said...

O grande problema de tudo isto é que a ocorrência de mutações que façam com que o vírus passe também a infectar seres humanos não assim tão dificeis de acontecer uma vez que o genoma do virus da gripe é constituído por 7/8 segmentos de RNA, ou seja... altamente instáveis... propícios a mutações. E não devemos deixar de saber ou esquecer que uma pandemia como a de 1918 matou 40 milhões de pessoas no mundo... e na situação actual, o que pode acontecer é igualmente grave porque imunologicamente o actual corpo humano nao tem "conhecimento" deste vírus. Portanto, exagerado ou não devemos ficar mais ou menos preocupados... ou não, porque o mais que se pode fazer é esperar que o vírus fique sossegado...

Vanadis said...

Exacto! Mas o vírus inda está sossegadinho. E entretanto, quem sabe se não aparece um outro qualquer que é muito mais mortífero?
Estamos a entrar no domínio dos "ses"! É que a qualquer momento qualquer vírus se pode mutar! E não é por isso que deixamos de sair de casa, certo?
Ok, há possibilidade credível de o vírus da gripe das aves se mutar nos próximos tempos, já que, como o Oprichnik tão bem explicou,é altament instável. Mas como esse há e hão-de haver outros, é preciso fazer o alarde que se anda a fazer?
Obviamente que mais vale prevenir do que remediar, mas tal como o boneco mostra, há medidas e há medidas...e nós sabemos a tendência que o Homo tem para cair no exagero...
Cá por mim,preocupa-me mais a pandemia de inércia e estupidez do que a da gripe das aves, lolol. É que a primeira é bem real e não tem vacina nem cura á vista.

ZP said...

Pandemia da estupidez? Isso tem a ver com o MST, certo?

Vanadis said...

:-D

Não, acho que no caso do MST é mais uma pandemia de arrogância.

Vamos lá ser honestos, o homem pode ser arrogante e achar-se melhor do que secalhar é, mas daí a ser estúpido...

É que de estúpido não tem nada...até diz algumas coisas acertadas e chama a atenção para outras. O problema é exagerar e ter de ser sempre do contra...aco eu.

E até não desgosto dele...não,não é por ser do FCP! ;-p...é por ser filho de uma grande sra da poesia e da literatura, a Sophia de Mello Breyner. E lá diz o ditado que quem sai aos seus não degenera, por isso não há-de ser totalmente mau, néi?...

Benne, vou voltar pó estudo...tou a estudar genética, vou ter exame... :-S

Apresentou demissão said...

Se achas que n é estupido é pk nunca leste a "Nortada"... Descanso à sua mãe no céu k não teve culpa que a cria degenerasse!

Vanadis said...

Realmente nunca li isso dele. Li uns livros que ele escreveu e até gostei, mesmo não sendo obras-primas. Feeeeeeeeeh...tu detestas mesmo o gaijo....

Anonymous said...

Desculpa la RedFox mas a nortada nao tem nada de mal! O MST tem la dito muitas verdades e muitas mesmo contra o FCP. Leste a Nortada de hoje? Nao diz mais do que simplesmente a verdade! Quer gostes, quer nao gostes...

JP

ZP said...

Por curiosidade fui ler a nortada de hoje e confirma-se que o MST foi mesmo apanhado por uma pandemia de ESTUPIDEZ. Que ele defenda o Baía compreende-se, mas esqueceu-se de dizer que fases como a que o Ricardo tá a passar já Baía também teve durante a sua carreira. Esqueceu-se de juntar ao brilhante curriculum de Vitor Baía a triste figura que fez no Barcelona onde chegou a ser 3º guarda-redes, ou mesmo vários frangos e fífias que já deu ao serviço da selecção e do FCP (ainda se lembram do Porto-Benfica da época passada?). Baía é um guarda-redes vulgaríssimo que teve os padrinhos certos na hora certa e no local certo. Foi considerado o melhor guarda-redes da Europa? Bem, se o Benfica este ano for campeão europeu com toda a visibilidade que isso trás, acho que até o Beto era considerado o melhor trinco da Europa...
No que diz respeito às críticas a Luís Filipe Vieira, são de facto hilariantes, e mostram bem como o nível de estupidez do cronista está em alta. Se LFV é um ditador e os jogadores não têm liberdade de expressão, o que é que acontece no Porto desde Pinto da Costa está à frente do clube? Já sei, é precisamente o mesmo mas no Porto chama-se "organização e disciplina".
O ponto 3 da sua crónica mostra como MST deve andar com uma crise de creatividade, pois foi ainda buscar o Estoril-Benfica da época passada. O Benfica foi campeão na época passada mas a azia ainda dura...

ZP said...

Acho que o MST deveria escrever crónicas na Maria ou na Nova Gente, são revistas mais adequadas ao seu nível intelectual.

Vanadis said...

Quanto ao assunto Porto, não me pronuncio, sei quem gostará de o fazer, ehehehehe, deixem-no só chegar a casa...eheheheh.

Mas voltando ao tema do post, vi agora um raferência à gripe das aves. Parece que a China anunciou e confirmou os primeiros casos humanos...
Sò vi isto, não percebi se os doentes morreram nem que pacientes eram. Provavelmente contactam com aves no dia a dia. E sendo a China o País mais populoso do mundo, não admira nada que venha a ser o que mais casos de gripe vai ter -se isto se continuar a desenvolver. Quando um espirra, logo cem ficam contaminados...

Mas acontece que esta gripe NÃO é contagiosa. E já há vacina na Holanda.
Aguardemos desenvolvimentos do caso e esperem o exagero dos media nos proximos tempos.

Vanadis said...

Continuo a não estar preocupada. Mais medo me inspira a visibilidade internacional de portugal, que já o pôs na mira da al-quaeda. E para isso tb não cura nem vacina.

ganda said...

sim só falta dizer q a Al-queda tem um camião cheio de pombos contaminados com H5N1 e que os vais soltar no meio de nova iorque ou londres ou paris ou assim...

Horácio said...

Não tenho por hábito ler 'A Bola' mas não pude resistir a ler a 'Nortada' na edição de hoje.

Primeiro comentário que se me oferece: a 'Nortada' é uma crónica, logo um artigo de opinião. Aprecie-se ou não o estilo (e o conteúdo), o MST é dos que têm uma opinião. Geralmente muito firme e acerca de quase tudo. Quem conviver mal com esse facto só pode conviver mal com esse hábito democrático que é a liberdade para escolher. Aquilo que comemos, aquele em quem votamos e, porque não, aquilo que queremos ler.

Acerca de quem deve defender a baliza da selecção portuguesa, parece-me normal que as opiniões se dividam. Tenho mais dificuldade em compreender como é que alguém possa fazer um exercício intelectual honesto e não chegar à conclusão de que o Vítor Baía merece estar entre os três melhores guarda-redes nacionais da actualidade. Mas mais grave do que isso é o facto de, a sete meses do primeiro jogo e independentemente dos erros que possa cometer até então, o Ricardo ser o primeiro titular confirmado do Mundial 2006. No lugar do Quim ou do Paulo Santos, eu trabalharia como um mouro nos treinos...

Vanadis said...

IIIIIIIh, Ganda, chiu, olha que eles andem aí!!! Não lhes dês ideias!!!

Ps-aos jornalistas...e aos alquaedaistas.

Ps-já li a nortada de hoje e até gostei...não vejo inverdades por ali, pás...mas isso sou só eu...muahahahahah

Apresentou demissão said...

bom... como o ano passado tinha a certeza, desde o inicio, que iamos ser campeões (GLORIOSO), por 2 razões concretas, 1º eramos a única equipa com humildade suficiente para o conseguir, 2º o apito dourado estava a ser noticia de 1ª pagina, o que era um grande entrave à continuação do Pinto da Costa na abordagem aos arbitros e fiscais de linha com cafes com leite e rebuçadinhos e tudo poderia correr sensivelmente com justiça. Logo, decidi em Outubro de 2004 comprar diariamente os jornais desportivos para assim recosradr mais tarde, dia-a-dia, jornada a jornada, todos os passos do ano desportivo. Tenho-os de todos os dias o jornal de ABola até Dezembro. Pois a partir daí, o jornal da 5ª Feira passou a ser o Record. Era impossivel continuar a ler a edição em que escrevia esse badameco do MST.
"conviver mal com esse hábito democrático que é a liberdade para escolher. Aquilo que comemos, aquele em quem votamos e, porque não, aquilo que queremos ler."
Por conviver bem com esse hábito deixei de comprar o jornal nesse dia, usando a liberdade que também disponho entre decidir se quero ler merda ou não. como me recusei a ler mt coisa dele. Exporadicamente lia... mas apenas pra confirmar aquilo que pensava... basta ver no jornal da TVI, se por acaso o jornalista que estiver a falar com ele, o confrontar, aquilo desafina tudo.
"MST é dos que têm uma opinião. Geralmente muito firme e acerca de quase tudo."
Também eu... mas não preciso de me oferecer à TVI pra me evidenciar em nada pra alimentar o meu ego e é assim que ele ganha a vida... se ele proprio nao for noticia, como é que vende as suas ideias e livros? Falando nos livros... bom, como é obvio não leio... não li... e não tenho muita vontade de ler.... tanta frase e ideia estupida que já li dele... (lá está quem quer ser evidencia, tem de falar sobre tudo, mesmo que seja uma perfeita estupidez o que esteja a dizer) só se me emprestarem um livro dele... comprar não compro... ma existe sempre uma atenuante... um livro ele tem tempo pra pensar, reler o que escreveu atrás, apagar e voltar a escrever como uma pessoa com bom senso escreviria...

Quanto ao segundo ponto daqui dos comentarios... além da gripe das aves... das azelhices do governo... esse senhor, apenas tem como tema principal o Baía. Não vale a pena bater no ceguinho! Apenas o Scolari e o Baía sabem porque este não é nem vai ser selecionado! entre linhas já ambos haviam admitido que era uma questão pessoal, mas o baía recuou um pouco nesta razão, também como qualquer tripeiro que se preze, fazer um papel de martir injustiçado. Há quem aponte o amigavel de Portugal-Brasil antes do Mundial da Correia... não sei... mas sei que o Ricardo tem de passar esta fase psicologica negativa pra não nos prejudicar em 2006, era bom que saisse do sporting em Janeiro...(Bom pra seleção). E depois... o Baía nunca esteve realmente bem na seleção... já nos custou um Mundial... sim, porque gostam muito de apontar aquele arbitro alemão, aquando da expulsão do Rui Costa na altura da substituição, mas esquecem-se do golo que haviamos sofrido em periodos de descontos na Irlanda, que grande pato akele... marcou auto-golo com o cotovelo?!? pra não falar nos chapeús que sofreu na seleção...(poborsky como exemplo mais trágico). É uma falsa questão esta do Baia. MAS OS TRIPEIROS TÊM DE FALAR NISTO PORQUE É O BENFICA A EQUIPA QUE MAIS JOGADORES VAI DAR À SELEÇÃO PRINCIPAL NACIONAL EM 2006 E ISTO DOI-LHES PROFUNDAMENTE! ATINGE-OS NO CORAÇÃO! Mas é a realidade... Agora pra todos os tripeiros..O BENFICA METE 2 GUARDA REDES NA SELEÇÃO!!! QUANTO MAIS DEPRESSA ASSIMILAREM ISTO, MAIS DEPRESSA PASSA ESSA AZIA!!!

Vanadis said...

Olha, agora a sério...tem calma, Red Fox... vamos deixar as cenas de hooligans fora disto, tá?

Vanadis said...

Look, apaguei o post da aeronáutica. Não estava ali a fazer nada e não saiu como devia...a tecnologia ainda não chegou ao blog!!!!! Para quando as imagens que mexem,heeeeeeeeeeeeeeem? :-D

Ps- oito minutos de desconto no BragaXBenfica...inédito!!8o

ganda said...

8 minutos n é inédito...
mas segundo ouvi no relato o árbitro deu "apenas" 6 minutos.

Vanadis said...

Pois eu nunca tinha visto...não, foram oito minutos, eu vi.

Vanadis said...

O árbito deu seis, mas com os descontos no desconto de tempo ficaram oito.