Thursday, November 10, 2005

Atchim!


Pois é, estamos a braços com uma possível hipotética pandemia de gripe das aves. Tudo porque morreram uns quantos patos e faleceram "umas quantas" pessoas (uma só morte já é de lamentar, mas compreendem que estou a falar em termos estatísticos e comparativos, daí as aspas). A doença não é contagiosa sequer. O problema é, claro está, a quase certeza de morte que lhe está associada.

Mas esperem lá, que sabemos nós do quadro clínico das pessoas que já faleceram? Porque, se já estavam debilitadas por outra doença ou condições insalubres de vida, por exemplo, é mais do que lógico que tenham sido das primeiras a sofrer. E eram pessoas em contacto permanente com aves.
Compreendo a preocupação dos que criam aves para comercializar ou por hobbie. Essa aí é válida, está em risco o ganha pão de muitos, é verdade. Mas, sinceramente, não acham que ainda é MUITO CEDO para se andar a falar em pandemias e a lançar o pânico sobre o Zé Povinho?? Só falta eu espirrar e o pessoal gritar "É a gripe das aves, quem nos acode!!!!". Muito sinceramente, estou mil vezes mais preocupada com a eventualidade de um CANCRO, SIDA, GRIPE NORMAL, MENINGITE, ATAQUE CARDÍACO, AVC, AFOGAMENTO, ATROPELAMENTO, ACIDENTE, etecetera, etecetera, etecera...do que da tão falada e exageramente levada em conta gripe das aves.

Primeiro, ainda nem cá chegou. Segundo, não se sabe se alguma vez chegará. Terceiro, se chegar, aí sim, accionemos então as medidas adequadas...sem exagerar. Porque essas ditas medidas aplicam-se principalmente a quem contacta com aves. Os outros, não precisam de andar a bradar aos céus e a invocar o nome do senhor em vão de cada vez que alguém espirrar...
Acredito que, se a cena cá chegar (reparem que digo SE), será facilmente controlável. Porquê? Possas, nem sequer é contagiosa...

Portanto, vamos lá a acalmar e a não acreditar em tudo o que os Media dizem...
E...


Atchim e Santinho para todos!

25 comments:

ganda said...

Mas quem é que está nervoso?

Ainda só morreram uns quantos chinocas... mas o que é que nós sabemos dos virus? Que vai haver mutações e que podem ser facilmente transmissiveis ao homem.. hum... isso tb n acontece com os restantes virus?

Bom mas já diz o ditado "Mais vale prevenir do que remediar"

ZP said...

Não sou contra o facto de se estar já a accionar medidas de prevenção, pois mais vale prevenir do que remediar. Apenas sou contra a cobertura que o caso está a ter nos meios de comunicação social e todo o alarmismo que isso provoca. É ridículo um telejornal abrir com a notícia: "Morreu papagaio no Reino Unido."

Ana said...

Ehehe, eu sei que vocês não estão nervosos, e vocês sabem que eu sei! Mas o resto do País, já para não dizer da Europa, estão.

Mas ontem ouvi uma notícia que me fez dar um pulo no sofá: descobriram um pato infectado em itália. E estava confirmado, era mesmo gripe de aves.
Mas depois, findo o efeito momentaneo que os media têm, puz-me a pensar, como biouqímica esclarecida que sou...porra, páh, UM pato????

E a Leishmaniose???? Quem é que fala da Leihmaniose??? Quantos cães infectados vivem tranquilamente? Quem é que sabe que há risco de infecção para o Homem e que o tratamento da leishmaniose nos humanos é tão agressivo q as crianças podem não lhe sobreviver?? Quem sabe disto? Alguém fala disto? E no entanto há centenas de canitos infectados por todo o Mundo...

A título de curiosidade, tive um canito q contraiu a Leish. Um canito pode viver à custa de tratamentos (até ao fim da vida), mas será sempre portador do bicharoco. O que significa que pode transmitir -através de picada de mosquito- a leish a humanos. Ora, eu e a minha mana éramos pequenitas, se contraíssemos a doença podiamos não aguentar. O canito teve de ser adormecido... :-((

Mas disto ninguém fala...e o que não falta aí são histórias destas, ou pior, de pessoas que não sabem que o cão é portador e pode infectar crianças se num meio cheio de mosquitos.

Um pato, porra????? Acordem-me quando forem mil patos.

Ana said...

Eh pá, agora apercebi-me de uma cena....que assim estou a negligenciar totalmente o adágio "Mais vale prevenir do que remediar". Pois estou... :-/. É verdade sim sr, mais vale prevenir que remediar. Mas não exageremos, páh!

Ana said...

Fiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...a isto é que se chama ser do contra...

Mas a raposa vermelha não gosta mesmo do homem, hem? Xinamen! :-p

Mas olha, se pesnarmos bem, o gaijo tem razão...ao fim e ao cabo isto foi tudo inventado pelos media. Foi tão exagerado que a gripe das aves de que eles falam, afinal, não existe...portanto, o homem até tem a sua razão...ou então gosta mesmo é de ser do contra...

ZP said...

Isto não foi inventado pelos media, o risco existe e alguns especialistas dizem mesmo que uma pandemia vai ser inevitável. É então perfeitamente normal que se tomem medidas de precaução e prevenção. Apenas acho que os media exageram na forma como abordam a questão alarmando as pessoas de uma forma despropositada.
Em relação ao palhaço do MST, já há muito tempo que deixei de ligar ao que ele diz do alto da sua arrogância.

Ana said...

Claro que existe o risco, mas não na proporção nem o risco que os media andam a bradar. O que eu queria dizer é que a gripe das aves de que os media falam não é a gripe das aves que anda aí. E não acredito em pandemia para os humanos. Para as aves, a questão já é outra, mas acredito que venha a ser mais facilmente controlada.

Ana said...

Quanto ao Sr MST, lololololol. O gaijo acha que é o Mourinho do jornalismo...mas ao menos o Mourinho é realmenta MUTA BOM naquilo que faz. O MST, não sei. Mas também não gosto muito dos comentários dele.

Ana said...

Exacto! Mas o vírus inda está sossegadinho. E entretanto, quem sabe se não aparece um outro qualquer que é muito mais mortífero?
Estamos a entrar no domínio dos "ses"! É que a qualquer momento qualquer vírus se pode mutar! E não é por isso que deixamos de sair de casa, certo?
Ok, há possibilidade credível de o vírus da gripe das aves se mutar nos próximos tempos, já que, como o Oprichnik tão bem explicou,é altament instável. Mas como esse há e hão-de haver outros, é preciso fazer o alarde que se anda a fazer?
Obviamente que mais vale prevenir do que remediar, mas tal como o boneco mostra, há medidas e há medidas...e nós sabemos a tendência que o Homo tem para cair no exagero...
Cá por mim,preocupa-me mais a pandemia de inércia e estupidez do que a da gripe das aves, lolol. É que a primeira é bem real e não tem vacina nem cura á vista.

ZP said...

Pandemia da estupidez? Isso tem a ver com o MST, certo?

Ana said...

:-D

Não, acho que no caso do MST é mais uma pandemia de arrogância.

Vamos lá ser honestos, o homem pode ser arrogante e achar-se melhor do que secalhar é, mas daí a ser estúpido...

É que de estúpido não tem nada...até diz algumas coisas acertadas e chama a atenção para outras. O problema é exagerar e ter de ser sempre do contra...aco eu.

E até não desgosto dele...não,não é por ser do FCP! ;-p...é por ser filho de uma grande sra da poesia e da literatura, a Sophia de Mello Breyner. E lá diz o ditado que quem sai aos seus não degenera, por isso não há-de ser totalmente mau, néi?...

Benne, vou voltar pó estudo...tou a estudar genética, vou ter exame... :-S

Ana said...

Realmente nunca li isso dele. Li uns livros que ele escreveu e até gostei, mesmo não sendo obras-primas. Feeeeeeeeeh...tu detestas mesmo o gaijo....

Anonymous said...

Desculpa la RedFox mas a nortada nao tem nada de mal! O MST tem la dito muitas verdades e muitas mesmo contra o FCP. Leste a Nortada de hoje? Nao diz mais do que simplesmente a verdade! Quer gostes, quer nao gostes...

JP

ZP said...

Por curiosidade fui ler a nortada de hoje e confirma-se que o MST foi mesmo apanhado por uma pandemia de ESTUPIDEZ. Que ele defenda o Baía compreende-se, mas esqueceu-se de dizer que fases como a que o Ricardo tá a passar já Baía também teve durante a sua carreira. Esqueceu-se de juntar ao brilhante curriculum de Vitor Baía a triste figura que fez no Barcelona onde chegou a ser 3º guarda-redes, ou mesmo vários frangos e fífias que já deu ao serviço da selecção e do FCP (ainda se lembram do Porto-Benfica da época passada?). Baía é um guarda-redes vulgaríssimo que teve os padrinhos certos na hora certa e no local certo. Foi considerado o melhor guarda-redes da Europa? Bem, se o Benfica este ano for campeão europeu com toda a visibilidade que isso trás, acho que até o Beto era considerado o melhor trinco da Europa...
No que diz respeito às críticas a Luís Filipe Vieira, são de facto hilariantes, e mostram bem como o nível de estupidez do cronista está em alta. Se LFV é um ditador e os jogadores não têm liberdade de expressão, o que é que acontece no Porto desde Pinto da Costa está à frente do clube? Já sei, é precisamente o mesmo mas no Porto chama-se "organização e disciplina".
O ponto 3 da sua crónica mostra como MST deve andar com uma crise de creatividade, pois foi ainda buscar o Estoril-Benfica da época passada. O Benfica foi campeão na época passada mas a azia ainda dura...

ZP said...

Acho que o MST deveria escrever crónicas na Maria ou na Nova Gente, são revistas mais adequadas ao seu nível intelectual.

Ana said...

Quanto ao assunto Porto, não me pronuncio, sei quem gostará de o fazer, ehehehehe, deixem-no só chegar a casa...eheheheh.

Mas voltando ao tema do post, vi agora um raferência à gripe das aves. Parece que a China anunciou e confirmou os primeiros casos humanos...
Sò vi isto, não percebi se os doentes morreram nem que pacientes eram. Provavelmente contactam com aves no dia a dia. E sendo a China o País mais populoso do mundo, não admira nada que venha a ser o que mais casos de gripe vai ter -se isto se continuar a desenvolver. Quando um espirra, logo cem ficam contaminados...

Mas acontece que esta gripe NÃO é contagiosa. E já há vacina na Holanda.
Aguardemos desenvolvimentos do caso e esperem o exagero dos media nos proximos tempos.

Ana said...

Continuo a não estar preocupada. Mais medo me inspira a visibilidade internacional de portugal, que já o pôs na mira da al-quaeda. E para isso tb não cura nem vacina.

ganda said...

sim só falta dizer q a Al-queda tem um camião cheio de pombos contaminados com H5N1 e que os vais soltar no meio de nova iorque ou londres ou paris ou assim...

Anonymous said...

Não tenho por hábito ler 'A Bola' mas não pude resistir a ler a 'Nortada' na edição de hoje.

Primeiro comentário que se me oferece: a 'Nortada' é uma crónica, logo um artigo de opinião. Aprecie-se ou não o estilo (e o conteúdo), o MST é dos que têm uma opinião. Geralmente muito firme e acerca de quase tudo. Quem conviver mal com esse facto só pode conviver mal com esse hábito democrático que é a liberdade para escolher. Aquilo que comemos, aquele em quem votamos e, porque não, aquilo que queremos ler.

Acerca de quem deve defender a baliza da selecção portuguesa, parece-me normal que as opiniões se dividam. Tenho mais dificuldade em compreender como é que alguém possa fazer um exercício intelectual honesto e não chegar à conclusão de que o Vítor Baía merece estar entre os três melhores guarda-redes nacionais da actualidade. Mas mais grave do que isso é o facto de, a sete meses do primeiro jogo e independentemente dos erros que possa cometer até então, o Ricardo ser o primeiro titular confirmado do Mundial 2006. No lugar do Quim ou do Paulo Santos, eu trabalharia como um mouro nos treinos...

Ana said...

IIIIIIIh, Ganda, chiu, olha que eles andem aí!!! Não lhes dês ideias!!!

Ps-aos jornalistas...e aos alquaedaistas.

Ps-já li a nortada de hoje e até gostei...não vejo inverdades por ali, pás...mas isso sou só eu...muahahahahah

Ana said...

Olha, agora a sério...tem calma, Red Fox... vamos deixar as cenas de hooligans fora disto, tá?

Ana said...

Look, apaguei o post da aeronáutica. Não estava ali a fazer nada e não saiu como devia...a tecnologia ainda não chegou ao blog!!!!! Para quando as imagens que mexem,heeeeeeeeeeeeeeem? :-D

Ps- oito minutos de desconto no BragaXBenfica...inédito!!8o

ganda said...

8 minutos n é inédito...
mas segundo ouvi no relato o árbitro deu "apenas" 6 minutos.

Ana said...

Pois eu nunca tinha visto...não, foram oito minutos, eu vi.

Ana said...

O árbito deu seis, mas com os descontos no desconto de tempo ficaram oito.