Saturday, November 19, 2005

Parece que foi desta, adeus Farense!


Não era propriamente sobre futebol que me apetecia escrever neste momento, depois de assistir ao Braga-Benfica com aquele triste desfecho. No entanto este fim-de-semana desportivo fica também marcado por outra triste notícia, o final do Sporting Clube Farense. Não é propriamente a "morte" da instituição, mas sim do futebol profissional e da sua equipa sénior, mantendo-se apenas os escalões de formação. Este acontecimento era inevitável, depois do percurso do Farense nos últimos anos, onde as dívidas acumuladas e as gestões ruinosas enviaram o clube da I Liga para a 3ª divisão em tempo recorde. Os últimos anos têm sido degradantes, com os dirigentes a tentar a todo o custo retardar um final anunciado. Mesmo nestes tempos conturbados não houve humildade suficiente para reconhecer que a situação não era compatível com profissionalismos e que era necessário apostar nos jovens da casa e procurar jovens talentos da região que certamente não se importavam de representar o clube "à borla" desde que treinassem em horário pós-laboral. A mania das grandezas, a incompetência, as jogadas políticas e os dinheiros desviados por "notáveis" farenses para os seus próprios bolsos arruinaram o clube e fizeram com que, após uma manutenção conseguida na secretaria na época passada, o Farense se veja obrigado a não comparecer no próximo jogo, sendo a 3ª falta de comparência da época o que dita a expulsão do campeonato. Isto porque o clube não conseguiu obter os 500 mil euros necessários para inscrever a equipa principal, tendo sido a equipa júnior a desenrascar a situação jogando simultaneamente para o campeonato de júniores e para o campeonato da 3ª divisão nas últimas jornadas.

Muitos de vocês poderiam-me dizer: "Ah e tal ZP, falas da degradação a que o Farense chegou mas tu, farense de gema, deixaste de ser sócio e de ir ver os jogos, não cumprido a tua obrigação para ajudar o clube da tua terra. Só tens olhos para o SLB". É verdade. Durante muitos anos não falhava um jogo do Farense em casa, desde puto quando ia ver os jogos com o meu pai. Estive lá nos 2 momentos mais altos da história do clube, a final (e finalíssima) da taça de Portugal frente ao Estrela da Amadora, e a 1ª e única participação na taça UEFA onde foi eliminado na 1ª eliminatória pelo Lyon. Alguns anos depois cansei-me... a verdade é que sou Benfiquista e apenas tinha uma simpatia pelo Farense por ser o principal clube da minha cidade, mas não me revia totalmente nele. Não me revia em alguns dos seus responsáveis nem em muita da sua massa associativa e respectivas atitudes e comportamentos. Irritava-me profundamente quando, na visita do Benfica ao S. Luis, recebia comentários e olhares de reprovação quando ia comprar o bilhete de sócio para o jogo envergando a minha camisola do glorioso SLB. Para mim é um acto perfeitamente normal... tinha as quotas em dia e eles tinham que me dar o bilhete e calar. A verdade é que aquilo sempre foi um clube de lagartos, tal como esta cidade. É perfeitamente natural que alguém não se reveja no clube da sua terra, tal como os 20% de portuenses benfiquistas que não se revêm na arrogância do principal clube da sua cidade. No entanto é sempre triste ver um clube como o Farense com quase 100 anos de história, fechar as portas.

Agora ficam apenas as memórias... memórias das 2 viagens de autocarro até ao Jamor em 1990, das tardes de domingo passadas ao sol no topo norte do velhinho S. Luis, e dos vendedores de gelados que percorriam as bancadas à procura de clientes. Mas atenção, os gelados eram os míticos gelados GELVI, deliciosas sanduíches de bolacha supostamente crocante com gelado de morango/nata ou chocolate/nata no meio... a taste of Olhão, que saudades!



29 comments:

Ana said...

É assim esta vida. Quem não merece é que paga sempre...
neste caso, os farenses e os jogadores.

Ana said...

Realmente, usar o cartão de sócio do Farense para ir apoiar o Benfica no jogo contra esse mesmo Farense...mas tu queres matar-te??? Já viste a tua sorte??? Bem, matar-te seria mais seres um Portista a usar o cartão de sócio de benfiquista para ir a um jogo PortoxBenfica apoiar o Porto...ou vice-versa. Credo.

ganda said...

há alguns anos atrás os sócios não pagavam para ir assistir ao jogos.
Então era comum muita gente ser sócia do benfica e do Sporting para ir assistir a bom futebol...

E já dizia a música, "Quando a cabeça não tem Juízo o corpo é que paga..."

Sem dúvida é uma coisa triste. E como portugal não é itália não me parece que o Farense se torne numa "fiorentina" do campeonato portugues...

Vamos ver é se o Farense é o único a fechar...

ZP said...

O Farense não é o único a acabar, já aconteceu o mesmo ao Campomaiorense, Salgueiros e Alverca, mas hão-de haver muitos mais.

Ana said...

oh,oh, não desejes isso, redfoxito...porque se o Porto desce, vão todos atrás...

E se descer, não te preocupes que salta para cima num ápice.

Se não fosse pelo Ganda e pela famelga benfiquista, já me tinha tornado uma anti-benfiquista pior que muitos anti-tripeiros. :-p

Ana said...

Tumeta-te miforgas. A única pessoa desconfortável aqui és tu. Parece que tiraste os dias para me chagares o juízo, foi?

Anonymous said...

O RedFox...tanto orgulho por teres um nick com 14 anos e que mais 460 000 pessoas tem?!?! Mais valia teres escolhido RedEagle...pelo menos o teu anti-portismo (com ou sem "azia", citando: Afonso, J et al. 2005) ficava completamente a vista e uma pessoa podia evitar automaticamente os teus comentarios acerca de futebol.

J.P.

P.S.-Tao bonito...deves estar orgulhoso...
"Agora pra todos os tripeiros..O BENFICA METE 2 GUARDA REDES NA SELEÇÃO!!! QUANTO MAIS DEPRESSA ASSIMILAREM ISTO, MAIS DEPRESSA PASSA ESSA AZIA!!!"
e ainda tens coragem de falar do MST...

Ana said...

A propósito, duas incongruências...

1º "Inconfortável" não existe na Língua Portuguesa.

2º A selecção vai meter um guarda redes do Benfica, um do Sporting e o terceiro ou é do Porto ou é do Braga.

Outra cena, lamento a eventual agressividade, mas cada um deita-se na cama que faz.
Como benfiquista que és, devias tentar angariar adeptos e não afastá-los. Se tivesses lido com olhos que não anti-portistas, tinhas percebido que eu até tinha simpatia pelo Benfica, mas conseguiste encher-me de azia...já nem na liga dos campeões me vai apetecer torcer por eles. Mas provavelmente o Ganda ou até o ZP conseguem deitar água na fervura...e eles tb são acérrimos Benfiquistas. Mas não têm atitudes hooligans.

Hasta e fica bem.

Ana said...

Ah, a cena do "Redfoxito" não era para ofender, lamento que tenhas percebido assim. Se não queres brincar, ok, passarei a falar a sério contigo.

ganda said...

Em relação ao apoiar uma equipa portuguesa quando esta joga nas competições europeias, deixa-me dizer que tenho duas caras nesse assunto.
Quando Falamos de apoiar um Braga, um Guimarães, um Boavista clubes pelos quais nutro alguma simpatia eu apoio. agora Quando falamos de apoiar aquelas equipas que são nossos adversários directos "inimigos de estimação" como o Porto e o SCP, epá isso não consigo.
Imagina esta situação, há um tipo na tua rua que tu não gostas, dizes cobras e lagartos do gajo. Vais morar para fora, para outro pais, encontras o gajo na tua comunidade, passas a gostar e a dizer q ele é o maior do mundo só porque é português? Eu n!
E Além disso nenhum portista gosta que os benfiquistas lhe esfreguem as finais da liga dos campeões que o benfica disputou, nem o oposto. Ora se eu n gosto disto por que raio vou apoiar o porto ou o SCP na europa? para que depois eles tenham a oportunidade de se gabarem ao pé de mim q o porto foi e acontceu? desculpem mas n.
E n m venham com histórias que é para Portugal ganhar pontos, e mais equipas PT irem à liga dos campeões... Eu só fico contente se apenas o benfica for a liga dos campeões e ir por ter sido campeão no ano anterior....

Epá em relação ao nick, o dharyk tb n gosta que escrevam mal o nick dele... isso é um prob? e tb n é um prob ter orgulho no nick que se escolheu. aposto que há 260000 Ricardos e Joões e ainda assim tenho orgulho no meu nome...

Ana said...

Ok. Mas tu, Ganda, foste assertivo. As opiniões são opiniões e os gostos não se discutem, mas há que ser-se assertivo, porque estamos aqui para conversar, não para dar num de hooligans.

Pois, pronto, é o teu ponto de vista, não é o meu. Eu cá não tenho ódios de estimação por nenhum clube, nem me parece que ande para aqui a esfregar o porto na cara de ninguém. Tenho é visto muita maledicência sem necessidade nenhuma, no inverso, e como nunca me viram a fazer isso com o vosso Benfica...

E continuo muito na minha, há maneiras e maneiras de se dizerem as coisas. Eu venho ao blog para me divertir e passar um bom bocado com o pessoal amigo que eu curto bué, não para me chatear. E ultimamente só me chateio.

ganda said...

Epá mas eu sinceramente n vejo motivos para te chateares...

Tu fazes os teus comentários e há quem discorde ou que simplesmente goste de fazer correr uma discussão...

Ana said...

Tá, pronto, mas é como eu já disse, há maneiras e maneiras de dizer as coisas. Secalhar tu já estás habituado e já não ligas. Mas aqui, deste lado do monitor, só vejo palavras de alguém que não conheço, e -florzinha de estufa ou não- não gostei do tom agressivo. Tb gosto de discutir, mas no sentido de conversar, com prós e contras assertivos, não agressivos. Pronto, cada um é como é. O melhor mesmo é não responder. E vou deixar de postar em tópicos que tenham a ver com futebol, já que é nesses que, por incrível que pareça, onde me chateio mais. LOL.

ZP said...

Pessoal, tenham calma! Respirem fundo e contem até 10...
Quando se fala de futebol o pessoal tende a usar mais o coração do que a cabeça, sendo eu um deles. Mas é possível falarmos de futebol sem estas picardias, já tive centenas de discussões sobre futebol com muita gente com pontos de vista completamente opostos, como por exemplo o JP, e nunca deixei de me dar bem com ele por isso, muito pelo contrário.
Talvez tenha sido eu a começar a discussão quando comentei a nortada do MST, mas foi apenas porque o tipo me irrita profundamente com as suas "verdades absolutas" (relacionadas com futebol e não só).

Sem querer incendiar mais o ambiente por aqui, gostaria só de dizer que desde há uns tempos atrás sou tratado por Zepito aqui no blog (que ainda por cima pode ter outras interpretações se separarmos as palavras Zé e pito :P), mas não me importo nem um bocadinho pois tou aqui para me divertir e para conviver com o pessoal, e tenho a certeza que quem me chamou isso não o fez por mal mas apenas por brincadeira.

Ana said...

Fui eu que te chamei isso e foi na brincadeira. E por acaso nem me apercebi da cena do "pito", achei só piada. Pó Redfox foi a mesma cena, a intenção era aligeirar a coisa, mas não foi interpretado assim.
Mas tu és assertivo nas tuas opiniões, ZP. Não és agressivo.

Ah, já me lembro donde me veio o "Zepito", foi pq te chamavam zepe, e eu acrescentem o "ito" ao zepe pq achei q soava engraçado e, sendo uma gaija a dizer isso, a intenção era ser "carinhoso".

Ana said...

Quanto ao MST, eu tb não o curto porque ele é super arrogante e pedante. Mas não é completamente lerdo, pois já li cenas dele que gostei, tipo o "Equador" ou outras crónicas dele.

Também já dei cmgo a pensar que se houvessem mais gajos com a garganta dele, e a bradar a alto e bom som, tinhamos a nossa revoluçãozinha e punhamos ordem neste País de caca.

Ana said...

Viva o Che, viva o Fidel, viva a revolução!

ZP said...

Eu acho que se houvessem mais gajos como ele havia uma guerra civil e Portugal tornava-se um país do 3º mundo, daqueles com golpes de estado todas as semanas...

Ana said...

Talvez...talvez...lololol.

Mas precisamos de um golpe de estado, isso precisamos...bute meter o Jerónimo de Sousa na Presidência???...

ZP said...

Não vou muito à bola com comunistas ;)

Ana said...

O probleam é que a alternativa é só PS e PSD...desde o 25 de Abril, básicamente...o problema, para já, também está aí. Se o PSD não canta, bute votar PS; se o PS não encanta, toca pó PSD outra vez...e andamos nisto, nem o pai vai nem a gente almoça.

Por isso acho que o melhor é arriscar noutras alternativas. Eu curto o Jerónimo de Sousa. O Louçã, só se mudar de alfaiate...lolol.

Ana said...

Enfim, fica com os pedais que eu fico com a bicicleta. Ou o contrário.

Quanto aos dicionários, tenho muitos, mas por acaso pensei mesmo que a palavra não existisse, de tão mal que me "soa". Mas obrigado pela dica.

Quanto a não te conhecerem desse lado do monitor, pois é, pois é, eu até te conheço, ;-p. Ou melhor, conheço a tua namorada. A ti vi-te uma ou duas vezes...

Mas é assim mesmo, cada qual com a sua tal.

Quanto ao apito dourado, não me interessa. O Pinto da Costa muito menos. Eu curto os jogadores e os eventuais treinadores, não os direigentes. Porque esses já sabemos que não passam todos de mafiosos. E hoje em dia, quem não é mafioso?...

Quanto ao "já saiu", pois é, quando os pirulitos atingem um olho, já não se pode voltar atrás. Daí o cada um deitar-se na cama que faz.

Quanto ao defender-me sozinha, obrigada pela consideração, até que enfim que concordamos em qq coisa. Mas acho que o JP estava a defender-se a ele mesmo, aos seus pontos de vista, que por acaso até coincidiam com os meus.

Quanto à falta de tempo, se fores doente médis eles arranjam quem tos coce por ti... ;-p

Ana said...

ai, ai, ai, parece que me enganei, upssssssss...

Pois, é que um amigo aqui do blog me disse que o RedFox era tal pessoa, mas afinal essa pessoa é o Bambo, lolololol! :-D

Sorry, RedFox!

Ana said...

JoniOzzie, quem é isso, "queensland ozzie"?

Ana said...

Soccer? que tipo de jogo é? o nome não me é estranho, mas confesso que não sei o que é.

Ana said...

Pq é q haveria de estar a gozar...?não sei o que é soccer! sei que é um jogo, duh, mas nunca me preocupei em saber que tipo de jogo, nem me interessou, e agora fiquei curiosa.

ganda said...

Soccer é Futebol.

Ana said...

AAAh! Duh... certo, agora já sei. E pq é que lhe dão esse nome na austrália?...é futebol mesmo ou é um tipo de futebol? tipo...futsal, americano, etc.

Ana said...

AHHHHHHH! Agora sim, já percebi, eheheh. Brigada! Já aprendi mais qq coisa hoje, ihih.
Sim, críquete sei o que é. E râguebi também, lol. Do raguebi não gosto nem um pouco, mas o criquet até que é engraçado. E eles até têm uma variante a cavalo, né, o polo criquete?
Tb curto o lacrosse, mas esse só de ler em livros, nunca vi um jogo nem fotos do mesmo.

Bem, eu curto mesmo é o voleibol...eheheheh. E, para tar sentada no sofá a ver, só o Basket, isso é que é um espectáculo, adoro ver os afundanços daqueles gigantes.
Tb vou curtindo o futebol, mas é só quando há emoção à mistura...geralmente só me dão pica os jogos da selecção e, claro, os do portito... ;-p