Wednesday, June 15, 2005

Tapioca

E porque não uma receitazinha culinária?... :-)

Ora bem, para os que gostam de experimentar, inovar e sobremesar, aqui vai uma receitazita para se fazer uma tapioca de comer e chorar por mais...

250 g de tapioca
1 L de leite
leite de coco (qb, aí uns 150 g para as quantidades que estou a dar)
açucar (a gosto)

Então, a primeira coisa é pôs a tapioca de molho em água morna, durante cerca de 30 min - 1 h. Em seguida, ferver o leitinho. Quando estiver fervendo, juntar a tapioca, aos poucos, mexendo sempre. O açucar vem nesta etapa, aconselho a irem provando, pois há quem goste de muito e há quem prefira pouco (mas sem açucar é que não!). No fim, adicionar o leite de côco. mexer, mexer, mexer. Botar numa travessa (ou até numa cena tipo forma de bolo inglês) e deixar arrefecer. Vai ao frigorífico. Estará pronto quando a saborosa mistela estiver assim para o sólido.
Come-se polvilhada com canela.

Bom apetite! :-)

Ps - eu fiz 700 g de tapioca...mais litro e meio de leite e 350 g de leite-de-coco...deu para uma travessa grande e uma tipo bolo inglês...por isso já sabem... ;-) Ah, as medidas não precisam de ser rigorooooooosaaaaaaas.

8 comments:

Vanadis said...

Se gostam de arrozinho doce, então também são capazes de gostar de tapioca. ;-)

Liga bem com sardinhada, chouriçada, salada, tudo. Dá para sobremesar, lanchar, pequeno-almoçar...

Ah, eu usei leite meio-gordo. O gordo é demasiado gordo para o meu gosto, e o magro sabe-me a água com leite...aliás, já que toquei no assunto, as propriedades do leite magro são discutíveis...é que não é só gordura que ele perde, também se esmifra o seu valor nutritivo.
Leitinho meio-gordo é bom. O que não é bom é, por ex, beber 1 L de leite todos os dias...

ganda said...

Quando um dia convidares para comer, nós provamos...

Vanadis said...

Ou qd houver farra e eu levar, ;-).

Vanadis said...

E, enquanto comiamos tapioca, podíamos discutir a censura na net da China. Buscas com as palvras "liberdade", "democracia" e "direitos humanos" estão negadas e censuradas...

E, já agora, também poderíamos comentar a nova do vizinho Japão: uma linha de moda, a primeira de que há história, para...galinhas...

Vanadis said...

E a tapioca pode comer-se polvilhada c canela ou coberta com doce ou toping de frutos silvestres, morango ou pêssego, conforme os gostos. mas para o doce, convém q a tapioca não tenha mto açucar.

Apresentou demissão said...

Uma receita no blog do Ganda? Que raio de ideia...

Quem és tu Vanadis?

Estou a ficar preocupado contigo, tapioca de molho, ferver leitinho, mexendo sempre, há kem goste muito, há quem goste pouco, mexer mexer mexer, come-se polvilhada... e no final quando escreveste rigorooooosaaaas o que te estava a acontecer?

ganda said...

atenção que esta não foi a primeira receita.
O pioneiro foi o ZP com uma bela receita de alheira.
http://u-ganda.blogspot.com/2004/05/alheiras-com-grelos-salteados.html#comments

Vanadis said...

bem, tu engraçaste mesmo comigo, não?