Monday, October 31, 2005

O calcanhar de Sócrates

O facto é chocante e dá que pensar. Portugal tem mais 250 mil funcionários do que a Inglaterra apesar de ter cinco vezes menos habitantes.

Cavaco Silva, já depois de ter sido primeiro-ministro, disse um dia, para escândalo geral, que a única forma de o Estado se ir livrando deste sorvedouro de impostos era esperar que os funcionários fossem morrendo. Despedi-los era sobrecarregar a Segurança Social, reformá-los era lançar mais pandemónio no já frágil sistema. Cavaco esqueceu-se de acrescentar que muitos dos milhares de funcionários que entraram para os quadros no governo do engenheiro Guterres tinham sido contratados a prazo no seu tempo de vacas gordas, isto é, quando o défice chegou a atingir 9 por cento.

Tudo isto me lembrou um amigo que há 15 anos trabalhava, e continua, numa repartição no Terreiro do Paço e me contou uma vez o seu dia-a-dia atribulado de funcionário público. Imaginem o furor:


«Chego às nove e meia à repartição, já com a tolerância de meia hora dada pelo chefe. Assino a entrada e a saída de ontem à tarde no livro de ponto. Ligo o candeeiro da secretária, penduro o casaco, ponho o rádio baixinho na Antena 2. Está-se bem. O ambiente de trabalho está criado. Posso ir tomar o meu pequeno-almoço e ler as últimas no Martinho da Arcada. Até às 10 e um quarto ninguém me vai maçar.

Volto à repartição, passo pelo gabinete do chefe. Lá vão umas bocas sobre o jogo de ontem à noite do nosso clube. Óptimo. O chefe está bem disposto, é um pândego cá dos meus. Continua a gostar da minha cumplicidade futebolística e para o ano há promoção com diuturnidade. Esta ninguém ma tira mesmo que a gente perca o campeonato!

Já recomposto deste início de manhã infernal, sento-me finalmente à secretária. O tempo voa . Já são 11 e um quarto. O melhor é aproveitar para fazer umas chamadas. Ligo o zero. Peço à telefonista linha para uma chamada de serviço. Faço algumas chamadas pessoais mas isto de ter de trabalhar e de resolver os meus problemas é uma maçada. O melhor é que já passa do meio-dia, o chefe já desceu para a cantina e eu tenho de me pirar. Se não aproveito a hora de almoço para mim quem a há-de aproveitar? Regresso às duas e meia. Assino a saída da manhã e a entrada da tarde já com a meia hora de tolerância da praxe. Que seca!

São quase três horas. A fome aperta. Agora, que já cá estou, posso ir almoçar. Nunca falha! Isto de poder comer com o ponto assinado é um descanso. O pior é que quando chegar à secretária depois das três e meia vou ter de inventar qualquer coisa para trabalhar. Um problema para hoje vinha mesmo a calhar e amanhã já tinha que fazer. É assim que se mantém viva a chama do trabalho!

Entretanto já são quatro e meia. Vou distrair o chefe com mais umas bocas e piro-me. Não me pagam para fazer horas extras. Uff! O que vale é que para a semana há feriado com ponte. Colo um atestado a estes dias e dá para ir de férias na boa para um sítio onde ninguém me possa encontrar a passear de baixa.»


A história não é inventada e esse meu amigo continua a trabalhar, desculpem, a ser funcionário na mesma repartição.

Há dias convidou-me para tomar café às nove e meia (estão a ver porquê) no Martinho da Arcada. Em 15 anos, alguma coisa mudara. Já tinha computador e banda larga no serviço mas a desilusão tinha-se instalado. Tinha construído uma carreira com a reforma antecipada como meta. Agora, aquele «ladrão do Sócrates», ainda por cima em quem ele tinha votado, tirara-lhe o sonho.

À volta do meu amigo lá estavam os colegas que eu conhecera, agora muito mais velhos, cabisbaixos, derrotados da vida.

Nunca fizeram nada para sair daquela mediocridade mas a verdade é que também nunca ninguém se ralou com isso.


Luiz Carvalho in Expresso

22 comments:

Ana said...

Coitadinhos, tenho tanta pena deles...têm uma vida desgraçadinha, sim sr...isto de não se fazer nopes no local de trabalho é uma desgraça pessoal,coitadinhos, que emprego tão desgraçado que arranjaram...

Tenham santa paciência!!!

Ana said...

Ainda não há uns dias estive nas finanças a ouvir um funcionário público barrigudo a ser idiota e pedante com os utentes (apesar do cartaz com os direitos do utente que tão bem afixado lá está).
E cagando-se para a proibição geral de usar telemóveis, atende para chamadas pessoais e queixa-se do imenso trabalho que tem (preencher umas folhitas para dar seguimento ao pedido de certidões), coitado, já viram a trabalheira...
E apesar de ter um utente para atender, caga-se para ele e mete-se na conversa com um tipo qualquer que entretanto se senta por ali e lhe conta como vai a vida.
Não satisfeito, ainda cobra nove euros pelo trabalho que vai ter a procurar tal certidão...
Uau, tenho tanta peninha dele...

Ana said...

Agora acho que já posso fazer a minha apreciação ao governo do Dr Sócrates: vade retro, idiota.

Mas prontos, realmente o que é que ele pode fazer...si9nceramente acho que o problema é tão profundo, tão profundo, que só uma revolução geral e funda nas mentalidades e processos de fucionamento de TUDO em Portugal irá levar-nos para a frente.

Quanto ao aumento da idade da reforma, é uma idiotice pegada. É, aliás, o caminho mais fácil. Uma vez que a população está envelhecida e há cada vez menos jovens. E em vez de tomar medidas para empregar decentemente os jovens de agora, só lhes tira oportunidades ao aumentar a idade de reforma. E em vez de tomar medidas para ajudar as famílias e fomentar a natalidade, não, aumenta-se a idade de reforma...
Só por curiosidade, sabiam que um pai solteiro ou divorciado pode descontar muito mais nos impostos,por filho, do que um pai casado? Onde está o fomento da natalidade? O apoio às famílias? O apoio à maternidade e paternidade? E depois admiram-se que se tenha de aumentar a idade de reforma. Pudera. Este é um país envelhecido...

Tão envelhecido que os nossos candidatos à presidência são caras já mais do que conhecidas e respeitáveis dinossauros. Não há lugar para pessoal fresco, diferente, novo.

Este é o nosso Portugal.

ganda said...

Não sabiamos já todos que era assim? Desde sempre ouvimos falar de "função pública" como "emprego" e não como "trabalho"...

De quem é a culpa? A culpa morre sempre solteira...

ganda said...

Talvez tenha generalizado demais, e é obvio que se todos os funcionários públicos fossem como o individuo descrito no post, o país estava parado (não falta muito), mas isto para dizer que concordo com a não linearidade da assumpção...

O mais provavel é teres posto dedo na ferida, quando mencionaste os sindicatos... Ai o 25 de Abril...

Mas que aquilo que foi escrito não é novidade nenhuma, isso não é... Grande parte é devido à "chico-espertisse" (esta tem direitos de autor do jorge coroado) da pessoa que orquestra as coisas dessa forma, mas a facilidade com que se pode fazer essas coisas é incentivo para que até os menos espertos, ou os que apenas têm esperteza para isso, também o façam..

Ninguém gosta de comer por parvo, e se tu visses o teu colega de trabalho orquestrar um esquema assim, e tu levasses com o trabalho que ele não faz, o mais certo é começares a pensar fazer o mesmo... :S

A a politica do "amor com amor se paga" "olho por olho, dente por dente" "ahhh eu também quero" "o ar é de todos" e frases do estilo...

ZP said...
This comment has been removed by a blog administrator.
ZP said...

Obviamente que não era minha intenção ao colocar este texto aqui no blog colocar todos os funcionários públicos no mesmo saco. No entanto acho ridícula a onda de revolta que existe neste momento entre os funcionários públicos devido ao novo regime de aposentação. Os meus pais começaram a trabalhar bastante cedo no regime privado (o meu pai aos 10 anos de idade!), e tal como a maioria dos trabalhadores vão-se reformar apenas aos 65 anos. Porque razão a função pública teria que ter direitos diferentes e mais regalias?

ganda said...

Ai o 25 de Abril...

Ana said...

Enfim...esperemos que venha a bonança depois da tempestade.

Ana said...

E já dizia o outro: "Roma e Pavia não se fizeram num dia."

Mas ao menos estavam a ser feitas...

ganda said...

ERA UMA VEZ...

... Quatro funcionários públicos chamados Toda-a-Gente, Alguém, Qualquer-Um e Ninguém.

Havia um trabalho importante para fazer e Toda-a-Gente tinha acerteza que Alguém o faria.

Qualquer-Um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez.

Alguém zangou-se porque era um trabalho para Toda-a-Gente.

Toda-a-Gente pensou que Qualquer-Um podia tê-lo feito, mas Ninguém constatou
que Toda-a-Gente não o faria.

No fim, Toda-a-Gente culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer-Um
poderia ter feito.

Foi assim que apareceu o Deixa-Andar, um quinto funcionário para evitar
todos estes problemas...

mail enviado pelo B.Pardelha

Ana said...

Lolololol, ia eu agora mesmo meter a anedota....

Logicamente que haverão ovelhas puras no meio das ovelhas ranhosas.....mas infelizmente para as puras, o sistema é ranhoso...e ao fim de um tempo os ideais são postos de lado...

Ana said...

Que País estranho este...também receberam esse mail, sobre um País estranho onde um gaijo de 81 anos se candidata pela 3a vez à Presidência da república, passando por cima de um amigo de longa data (Amigos, amigos, negócios à parte...). E onde o único Nobel da Literatura (o outro Nobel era o da medicina, o Egaz Moniz, que "inventou" a lobotomia)vive no país ao lado (bem, eu também não gosto dele, lololol, sabiam que saramago é uma erva daninha?)...? E onde os indiciados por crimes podem ser presidentes da Câmara?...
MMMM...onde será que fica este Paraíso de burlões e charlatães?...
Amigos, a Função Pública não é a doença, é um sintoma...e um bode expiatório, se me permitem a ousadia... ;-)

ganda said...

Giro giro giro é aquele do da nomeação da assessora para fazer a manutenção da pagina do Ministério da Justiça

http://photos1.blogger.com/blogger/1223/632/1600/despacho22237.jpg

Ana said...

Caraças!!!!!!!!!!!! Viram o que a mulher vai ganhar para andar pela net o dia todo???????????????

Cada vez tenho mais vontade que venha um dilúvio.

O que será que a gaja é ao ministro.....??????? mmmmmmmmm.......

ZP said...

Certamente não vai andar só pela net, também deverá passar algum tempo de joelhos debaixo da secretária do ministro... :P

Ana said...

ROTFL

Era mesmo nisso que eu estava a pensar...será que depois vai escrever um livro sobre o assunto? E que se vai redefinir o conceito de sexo porque o ministro vai ao banco dos réus dizer que não manteve relações sexuais com a encarregada da manutenção da página?...Teremos um novo vestido manchado?

Não percam as cenas do próximo episódio de "É uma casa portuguesa" ou "Tudo em Família" ou "Nem o pai morre nem a gente almoça"!!

Ana said...

E entretanto, em Paris...pois é, pois é...ou muito me admira ou Portugal ainda lhes segue o exemplo... Bora?

Ana said...

Eu disse...Bora???

Sim, pah, tou a incitá-los, bora pá revolução!!! Será um novo 25 de Abril!!! Uma re-revolução dos Cravos!!

Revolução ao poder!

Revolução!!!

Revolução!

Manifestação!

Manifestação!

Levar porrada da GNR (a PIDE dos nossos dias...)!

Dar cacetada na GNR!!

Depôr o Governo!

Afastar os dinossauros!!

Que tal o Ganda para Presidente da República? Vota Ganda, vota Ganda!!

E o primeiro Ministro, quem se quer candidatar???

Eu quero a pasta do Ambiente e da Saúde!!! O Bambo podia ficar com a da Justiça!! Vamos criar a pasta da Bioquímica!!

E depois acordei............

Ana said...

Então, ninguém se quer revoltar????????????????????????

:-DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

ganda said...

Parece que não... Aqui és a única revolucionária... o resto de nós é tudo gente calminha... :P

Ana said...

Che Vanadis ao poder!! Che Vanadis ao poder! Se for eleita, prometo trazer a Revolução! :-D

Se for eleita, prometo acabar com as diferenças sociais!

Se for eleita, pçrometo que toda a gente terá um emprego e a ganhar decentemente!

Se for eleita, prometo bazar a inflação!

Se for eleita, prometo que se acabaram os indiciados por crimes candidatos a cargos políticos!

Se for eleita, prometo que as cunhas escandalosas acabaram!

Se for eleita, prometo abolir o Euro e instaurar a troca de serviços ao invés da troca de papel e metal!

Se for eleita, prometo que vai haver muita educação sexual nas escolas!

Se fopr eleita, prometo transformar Portugal no último reduto da verdadeira Utopia!!

E depois acordei e descobri que tinha sido rapitada por extra-terrestres...mas o que vale é que também descobri que tenho super-poderes de toda a espécie, graças a um implante orgânico extraterreno, e trago a Revolução para o mundo inteiro! O planeta Terra será então o Planeta Utopia!

E depois acordei outra vez...

:-DDDDDDDDD