Monday, June 13, 2005

Portugal Mais Pobre

É, amigos, o nosso Portugal está mais Pobre. Em pouco tempo perdeu
Vasco Gonçalves, o Capitão de Abril,


Álvaro Cunhal, esse Grande Homem,


e Eugénio de Andrade, um verdadeiro Poeta.


Portugal não será o mesmo sem vocês.
Salve, grandes homens.

12 comments:

Ana said...

Ganda, não queres tornar o post mais rico e pôr umas fotos destes 3 saudosos? Bigada. =)

Ana said...

Ficou espectacular. =)

Ana said...

Sério?
Pensei que fosse um dos líderes do 25 de Abril. E nessa revolução alguém tem de ser alguma coisa. Mas isso de querer impor uma nova ditadura, não tinha ideia das coisas assim.

Ana said...

Mas o que é certo é que sem este gajo podia não ter havido 25 de Abril. Ele livrou-nos do Salazar.

Ana said...

Recordando Vasco Gonçalves como "um democrata convicto", o Movimento considera ainda que "a ele se ficou a dever os avanços mais significativos proporcionados pela revolução, enquanto exerceu o mandato de primeiro-ministro", nos II, III, IV e V Governos Provisórios, entre 18 de Julho de 1974 e 10 de Setembro de 1975.

"Ficará na memória dos trabalhadores portugueses como um fiel intérprete das suas profundas aspirações e um incansável lutador por uma sociedade mais solidária e mais igualitária", é ainda referido na nota.

no Diário de Notícias

Mas óbvio que só quem lá esteve é que sabe...
Vou fazer umas indagações...

Ana said...

Bem, vamos lá a ver se já percebi umas coisas...

Há quem tenha a opinião de que o Vasco Gonçalves apenas queria era substituir a ditadura do Salazar pela ditadura do Cunhal...e que se os seus ideais tivessem ido até ao fim, não viveríamos em liberdade. Será?
Não sabemos. O que sabemos é que sem o Vasco Gonçalves não teria havido 25 de Abril e ainda viveríamos numa ditadura fascista, perseguidora, de fuzilamentos e afins. Essa foi a ditadura do Salazar. Não a do Vasco Gonçalves. Aliás, a ditadura de Vasco Gonçalves nem sequer existiu! Pelo que percebi, era um homem coerente que lutava pelos seus ideais e que era democrata! Mesmo partindo do princípio que tinhamos acabado numa ditadura -que não foi o que aconteceu- de certeza que não era como a de Salazar!!
Vejo Vasco Gonçalves como o homem que levou Portugal à liberdade e que nos livrou de Salazar. Os ideiais dele levaram-nos em direcção à liberdade, ou não? Agora, lógico que vão existir divergências de opinião em relação ao que ele queria ou deixxava de querer fazer. Mas isso não aconteceu. E ele, general que era, não impôs a ditadura, nem pôs o País a ferro e fogo para ver a sua ditadura andar para a frente...não perseguiu, fuzilou ou matou quem não concordava com ele. Acabou por ser afastado, e deixou-se afastar. Tinha as ideias dele, mas o Povo não concordava. E ele aceitou, não as impôs.
E, mais uma vez digo que, sem ele não teria havido 25 de Abril.

ZP said...

A verdade é que muitos dos que hoje são conhecidos por "capitães de Abril" e que supostamente "lutaram pela democracia" simplesmente queriam substituir uma ditadura fascista por uma ditadura comunista...

Ana said...

Não discuto, é verdade. Mas eles não andaram a perseguir, nem a matar, nem a raptar, nem a torturar em nome dessa ditadura comunista. E quando se viu que não era isso que o povo queria, também não a impuseram. E tinham poder para o fazer...
Daí que eu ache que há uma distância muita grande entre o Salazar e estes Capitães de Abril.
E volto a repetir. Sem os capitães de abril, não haveria 25 de Abril, nem haveria liberdade.

Ana said...

Opinião de uma mãe que este em Lisboa durante o 25 de Abril de 74 e que viu os acontecimentos de perto (só não foi aos do quartel da PIDE pq não a deixaram...é maluca! ;-) ): "Vasco Gonçalves era um louco. Mas Spínola e outros não eram. E claro que é tudo demasiado complicado e subjectivo."

ZP said...

Isso pode ser tudo verdade, mas será que lhe podemos chamar "democrata convicto" como está escrito mais acima?

Ana said...

Chiça, redfox, tás danado... ;-). Ok, percebo a tua zanga. Mas também digo para termos todos um pouco de calma e tentar aguardar. Este Governo ainda não teve tempo para fazer nada, nem para melhorar nada que se visse. Temos de ser mais pacientes. Daqui por 4 anos é que realmente se poderá ver se este foi ou não um Governo positivo...

Quanto aos Capitães de Abril, continuo a achar que, tivesse o tipo os ideais q tivesse, ele foi um dos que nos livraram do Salazar, foi um dos líderes da Revolução dos Cravos, ajudou o 25 de Abril a acontecer. Acho que só por isso merece ser lembrado.
Quanto aos ideais dele, dos quais discordo, eram apenas isso, ideais. Ele foi afastado e deixou-se afastar e nós não vivemos em nenhuma ditadura comunista, gonçalvista ou cunhalista. Mas, olhem, vivemos em algo secalhar parecido: ditadura popular-socialista (ps e psd num ciclo infindável quase desde os governos provisórios)...quase que preferia a comunista (se funcionasse e se não fosse uma pura utopia...)...

Olhem, eu gostava mesmo era de viver numa ilha utópica, bem ao estilo de Tomas Moore, onde todos trabalham em troca de trabalho e onde o dinheiro não existe. São todos iguais, todos livres, todos ensinados. Funciona. Na utopia.

Mas como não vivemos em utopia e somos escravos, isso sim, da ditadura capitalista, teremos de gramar estes 4 anos de Sócrates e esperar que as coisas melhorem. Senão, daqui a pouco ainda tá tudo a dizer "no tempo do Salazar é que estava tudo bem..." (e olhem que eu já ouvi isto...)

Ana said...

E é verdade, todos morremos um dia. Mas eu prefiro não pensar nisso. Ou, especialmente, não me lembrar que os meus avós, que eu tanto gosto, têm quase a mesma idade que estes três... :-(

Secalhar acaba por ser esse o impacto mais forte que estas mortes tiveram em mim. O saber que um dia o meu mundo vai ficar muito mais pobre. E o não aceitar. Secalhar é mais isso, admito.