Thursday, June 03, 2004

O líquido sagrado

No seguimento de posts anteriores em que a honra da cerveja foi barbaramente vilipendiada através de alcunhas injuriosas como "bejeca" ou "jola", venho através deste post devolver a dignidade merecida a esta dádiva etílica que os Deuses nos concederam. Foi practicamente no inicio da civilização que tudo começou. Documentos históricos sugerem que a sua origem remonta há cerca de 6000 anos, tendo sido produzida pelos Sumérios, um povo que vivia na antiga Mesopotâmia. A cerveja era então distribuída aos trabalhadores com o objectivo de fornecer uma saudável e nutritiva fonte de líquidos. A cevada e outros cereais eram então cultivados para o fabríco da cerveja, muito antes de serem usados para o fabrico do pão, o alimento principal das civilizações ocidentais. Pensa-se que o fabrico da cerveja terá sido transportado do médio oriente para Espanha, Gália e Germânia através do norte de África. A Alemanha tornou-se o centro mundial de produção de cerveja, sendo que o mais antigo documento sobre o seu fabríco em solo alemão remonta ao ano de 800 a.C.. A partir do início da idade média, os mosteiros assumiram a produção desta bebida, tendo sido o seu sabor característico adquirido pelas mãos milagrosas dos monges. Foram os beneditinos de Weihenstephan os primeiros a receber autorização oficial para produção em grande escala, sendo reconhecidos como a mais antiga indústria cervejeira do mundo, fundada em 1040. Existem actualmente milhares de diferentes tipos de cervejas com diferentes designações em todo o mundo, que diferem entre si na cor, no aroma, no paladar e na textura. Ao contrário do que se pensa, a cerveja possui um grande número de propriedades medicinais. Além do seu elevado valor nutritivo, é rica em fibras, estimulando as funções do aparelho urinário e funções intestinais, sendo um fiel aliado no combate à prisão de ventre. Sabe-se também que este líquido precioso ajuda a diminuir a hipertensão, facilita a digestão, e é um factor de protecção para o cancro colorectal, como demonstram estudos recentes.
Como se pode ver, a cerveja é muito mais do que o simples líquido amarelo refrescante com bolhinhas que estamos habituados a consumir durante o Verão nas esplanadas. É o produto de centenas de gerações de aperfeiçoamento. É um património que deve ser mantido e apreciado. Bebam muito, bebam todo o ano!!!



2 comments:

ganda said...

ok, ok... Mas atenção a cerveja nunca foi vilipendiada... e as alcunhas que tu chamas "injuriosas", mas não são do que denominações carinhosas de quem já trata o dito néctar por "ó meu bora lá"...

É sem dúvida uma história curiosa, a minha pergunta é o que é que eles bebiam antes... tipo os gajos que morreram há 6001 anos nunca tiveram a opurtunidade de provar uma!! Humm, outra curiosidade que eu tenho é? como é que eles, há 6000 anos atrás, puseram gás na "loira"? será que tinham as vacas entubadas?

ai ai (tipo suspiro)

ZP said...

São 2 questões interessantes... bem, não sei o que eles bebiam antes da invenção da cerveja, só sei que a vida não devia ter interesse nenhum. Obviamente que o gás na cerveja é uma modernice, não havia naquele tempo.