Saturday, November 13, 2004

Animais Potencialmente Perigosos

Pois é, o Governo tentou (mas não conseguiu, para variar...) proteger o seu Povo (com o qual taaaaaaanto se preocupa...) dos ataques dos chamados animais potencialmente perigosos. Infelizmente, e para variar, fez asneira. E a abordagem foi, pura e simplesmente, nomear umas quantas raças e atirá-las para uma lista sem nexo. Ou seja, uma abordagem que peca, flagrantemente, pelo racismo. Como sempre, considera-se que as acções de um ou poucos indivíduos definem uma raça inteira. Como sempre, a noção de individualidade, não existe.

E, para variar, os media também metem o bedelho. Lógicamente e sempre à procura do maior sensacionalismo possível. Ou não andemos a ser bombardeados com os ataques que o Pitt Bull perpretou, que o Rotteweiller infligiu...aaaaah, cuidado meus amigos, afastem-se desses cães! São potencialmente perigosos! Estão na lista do Governo!! Oh, por favor...ninguém se lembrou de dizer, por exemplo, que o miúdo atacado estava a atirar pedras ao cão. Que o outro cão levava uma vida de espancamento e era uma autêntica máquina de matar. Que há donos que em vez de criarem um cão, criam um bibelot para ostentar aos amigos. Que há muito boa gente que não sabe ter mão num cão. Que é lógico que um cão que foi treinado par atacar não fará mais do que isso.
É que, um cão é mau ou por natureza ou porque foi ensinado a ser mau. E a natureza até se pode contrariar, ensinando-o a ser bom. E olhem que eu digo CÃO. Não digo RAÇA. Essa de determinadas raças serem potencialmente perigosas faz-me rir a bom rir. Racismo puro e simples! Um caniche pode ser tão agressivo como um pittbull!!! TODAS as raças são potencialmente perigosas, TODAS!!! Lógicamente que o "poder de ataque", em termos físicos, de um pitt é maior que o de um caniche...mas se um caniche se atravessar no meio de uma estrada e provocar um choque em cadeia...estão a perceber a ideia.
E digo mais, com a s aproximações devidas, "Diz-me que dono tens, dir-te-ei que cão és." É que há donos e donos. E se os cães, INDIVÍDUOS, cometem certas atrocidades, é porque foram ensinados a isso.
Tendo desabafado isto, aqui fica um link para um video que faz pensar. Atenção que tem imagens chocantes.

http://www.deviantart.com/view/11454716/

Hasta!! ;-)))))

10 comments:

ZP said...

Aí está uma boa chamada de atenção, subscrevo tudo o que escreveste, e o video diz tudo! Acho que o nosso governo devia-se preocupar em primeiro lugar em acabar com os maus tratos aos animais, e com as malditas "tradições" que fazem com que muitos atrasados mentais se divirtam a ver animais a serem torturados.

ganda said...

É do senso comum que o dono faz o animal.
É do senso comum que há pessoas que não têm condições psicologicas para ter um animal.
É do senso comum que há animais e animais.

Se juntar-mos isto a animais que foram cruzados para originar, n digo raças, mas tipos de canideos com propensão para o ataque, é uma mistura muito perigosa e explosiva.

Eu sou da opinião que o governo tem de agir. Meter algumas raças no mesmo saco, é um mal menor, É assim na UE e PT tem de seguir as normas da UE.
De qq forma de facto se os animais foram atiçados pelos miúdos, não iliba o animal, nem o dono do mesmo. Se fosse para os animais serem racionais, passavamos a ter humanos.
É um um debate um pouco complicado. Mas para mim prevenir é a palavra de ordem.

Quer se queira quer não, ter um pitbull, um rottwailer, um pastor alemão, doberman e outros cães de grande porte não é o mesmo do que ter um chao chao ou um caniche.

Atenção eu não sou contra estas raças, até pq adoro pitbull (alguns), mas que os donos de animais destas raças tÊm que ter mais obrigações do que os de outras, isso tÊm...

Ana said...

É verdade ganda, quem tem cães do tipo molossóide (grandes, robustos) têm responsabilidades acrescidas. Infelizmente muitos não acatam essa responsabilidade...

Mas continuo a achar que aquela lista é ridícula. Se é para haver uma lista, deviam lá estar todas as raças de cães...conheço cães bem mais perigosos que aqueles...

Enfim, é um debate muito complexo. Mas o que é certo é que, no fim, quem paga é o pobre animal.

Ana said...

É bem verdade, as cruzas incoscientes de cães tiveram como resultado o disvirtuamento da raça e a criação de híbridos que, volta e meia, se passam. Mas, enfim, todos os cães serão potencialmente capazes de ter um "vaipe" e agirem de forma completamente inaudita.
É lógico que se nos saltar o Rott para cima os estragos que vai provocar vão ser maiores que os de um caniche! ;-) Quanto ao desvirtuar da questão, a ideia é "lançar a polémica" e promover o debate, ;-))...eu gosto de fazer de advogada do diabo, ehehehehe. ;-)))

Sou da opinião de que deveria ser preciso uma licença para se ter um cão. Especialmente um cão de grande porte.
Os criadores -mas os verdadeiros criadores, não os criadeiros que fabricam autenticas puppy mills (se não souberem o que é: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=1474)- são radicais e partilham a opinião de que somente eles deveriam poder proceder à criação de cães, uma vez que trabalham diáriamente com as suas raças de eleição, tratam delas, estudam-nas até à exaustão, seleccionam as melhores características e procuram obter bobitas cada vez mais apurados. Concordo com eles até certo ponto (como eu disse, eles tendem a ser radicais). Se ser-se criador fosse uma profissão (notem que um verdadeiro criador perde mais dinheiro do que aquele que ganha...não é uma actividade que lhes dê lucro) e se apenas estes pudessem proceder à cruza de animais, acabavam-se as misturas explosivas e, a longo prazo, quem sabe, o abandono de bobitas...
Mas como não há bela sem senão, o apuramento cada vez maior das raças desvirtua -a meu ver- a diversidade genética, logo, enfraquece a raça...problemas como a consanguibidade e as doenças geneticamente herdadas (como a displasia da anca) são muito comuns...
Enfim, é um tema como muito pano para mangas!!

ganda said...

Eu nem sei o que te diga...

Só te posso dizer que eu sou (tento ser) consciente nos meus actos, em todos os aspectos. Agora o mesmo não se aplica a toda a gente. E são esses, os que se estão a cagar para tudo e para todos que por vezes borram a pintura toda...

tenho dito...

Ana said...

Ora aí está Ganda!!!
Eu não diria melhor, ;-)))).

Ana said...

Aqui vão algumas histórias contadas em pronome pessoal (e desculpem os tropeções na gramática...):

"primeiro gostava muito que o estado português me explicasse o que é um cão potencialmente perigoso, porque para mim qualquer matilha de rafeiros é perigosa, qualquer caniche ou cocker enciumado é perigoso, qualquer cão mal educado pelo seu dono pode ser potencialmente perigoso, todos têm dentes, todos são cães!

eu conheço um pitbull que costuma brincar com a minha boxer que é um cão muito doce, a primeira vez que o vi fiz-lhe festas, as minhas filhas abraçaram-no e deram-lhe beijos e ele lambeu-as. é bastante sociável, meigo e muito bonito. o dono desse pitbull tem passado por muita coisa desagradável, nomeadamente insultos, caras feias quando ele passeia o cão. o desgraçado de cão não faz mal a ninguém, mas protege o seu dono, obviamente, protege a sua casa, e detesta gatos, mas até aí não vejo nada de anormal num cão.
até a minha boxer já levantou problemas, e já me chateei várias vezes com idiotas na rua que se põem a insultar a minha Flor.

um belo dia o meu marido foi para uma praceta que há lá na Lousã e ía para soltar a cadela para ela correr um bocado, mas viu um caniche solto e prendeu-a de novo. o lulu quando os viu desatou a correr todo doido em diracção à minha cadela. ela ficou quieta, a olhar para ele, toda a tremer de nervos, porque o cão estava solto e estava a investir contra ela. o meu marido começou a pedir para os donos do lulu o virem agarrar, a trela é obrigatória para todos!! o sr andava a correr atrás do cão que não obedecia a nenhuma ordem e a mulher disse: se ele quer morder um boxer, o que é que queres que eu faça?? e ria-se. o meu marido esteve vai não vai para soltar a boxer, talvez assim a sra compreendesse porque é que a trela é indispensável, mas só ameaçou. e ela ainda se pôs a chamá-lo de assassino, de querer matar o seu lulu!"
________________________________________________________
"Ontem deu na Tvi uma notícia de uma criança pequena, não sei com quantos anos que estava a brincar no jardim de casa, mas o portão estava aberto. Entrou um cão que eles disseram que era VADIO, não mencionaram a raça e abocanhou o miudo pela parte de trás da cabeça e pelo pescoço. Quando o pai chegou ao pé do miudo, este estava com a cara coberta de sangue. Ontem viu-se o miudo ainda sem cabelo atrás e com feridas. Não entrevistaram o dono do cão se é que tinha... a final não é só os cães de raça Pit Bull que atacam Ó Manelinha!! como esta fez crer aquando da noticia do Tiago..."
________________________________________________________
"Eu estive atento, tão atento que também percebi que a criança (vitima) era familiar da dona do cão e que nem sequer existiu uma queixa relacionada com este ataque.

O que existiu foi um qualquer contacto para a SIC que se deslocou ao local para efectuar uma reportagem que, tanto quanto parece, está na moda, que são os ataques de cães, nomeadamente os de raças consideradas "potencialmente perigosas".

Mas a SIC também já foi informada de muitos outros eventos relacionados com estas raças e que tinham como objectivo dismistificar aquilo que tanto se apregoa relativo á sua agressividade, no entanto e até à data, não se tem visto um grande empenho da SIC (ou de qualquer outro canal televisivo) em noticiar este tipo de eventos.

Quanto à situação de ser diversas vezes referido o facto de não existirem cães perigosos, mas sim donos irresponsáveis, salvo rarissimas excepções isto é pura realidade, pois mesmo sendo o cão realmente agressivo, cabe SEMPRE ao dono tomar as devidas precauções para evitar acidentes.

Continuo a assitir a situações em que as pessoas, embora de boa fé, deixam os seus cães passear-se à vontade sem a devida trela, confiantes que bastará um AQUI e que o cão obedecerá cegamente, só que o problema dá-se quando o cão não obedece.

Se a culpa não é do dono, então só pode ser da moda, pois dessa mesmo a moda, é que inflizmente tem sido moda adquirir-se Rotts, Pits e por aí fora, só porque é moda, mas desconhecem-se as caracteristicas do animal.

Finalizando, só posso é dizer que grande parte destas pessoas nem cão deveriam ter, quanto mais raças com caracteristicas especiais."
________________________________________________________

Desculpem o testamento...mas se quiserem mais histórias destas, eu arranjo, lolololol. ;-))))))

Anonymous said...

i really enjoy reading your blog

Anonymous said...

very interesting. kinda makes you think

Anonymous said...

I want to send a youtube vid to someone else with the iphone how do i go about it?



________________
[url=http://unlockiphone22.com]unlock iphone[/url]