Saturday, May 22, 2004

A malta do 2º C

Conhecem "A Malta do 2º C", de Catarina da Fonseca (filha da Alice Vieira). Livro para putos que ganhou , em 1988 (onde isso já vai...), o prémio INASSET de inéditos de literatura infantil. Literatura Infantil ou não, o livro é um espectáculo. Se gostam de uma boa barrigada de riso, seja miúdo ou graúdo, nada melhor do que "A malta do 2º C".
Passo a citar o resumo...se gostarem, depois transcrevo um dos capítulos...

"A escola não é só testes, horários, professores, delegados de turma. A escola é também um esqueleto chamado Magalhães, uma antepassada fugida aos franceses, um extraterrestre abandonado no pátio, a Dó-do-Senhor espreityando pelas grades, a Filipa, o Birinhas, a Mão-do Diabo.
A escola é também o fantasma do reitor Simões, aparecido para assombrar as couves do quintal.
A escola é tudo o qu a malta do 2º C foi descobrindo ao longo do ano. À mistura com o sintagma nominal, a Batalha de São Mamede e a regra de três."

Para quem gosta de ler e muito e bem, para quem gosta de rir, sorrir, recordar. ;-)

8 comments:

Ana said...

Ps- Sim, Ganda Gandalf, o 12º Planeta. Uma tese de um alucinado que apresenta provas (mas provas mesmos, factos de tal modo plausíveis que se fica com pele de galinha) da existência de um Planeta (o tal 12º)que, por ter uma órbita elíptica, só passa pela Terra de milnaseiquantos em milnaseiquantos anos. E é habitado. E eles estiveram e estão cá.

ganda said...

Então e o Harry Potter???

Ana said...

E tu a dar-lhe com o Harry Potter...olha, não sei, não li nenhum dos Harry Potters...ne pas de pachorra, ainda. Mas li quase todos os livros da Mrion Zimmer Bradley...Brumas de Avalon, Presságio de Fogo (que retrata a guerra de Tróia) e uns quantos de ficção científica, entre outros (As cores do espaço, Os caçadores da Lua Vermelha...).

ganda said...

Não tens pachorra para o Hrry mas lês a Malta do 2ºC?? ui...

Ana said...

A malta do 2ºC lê-se numa horita e é simples. E sempre se dá p umas gargalhadas. P quem gosta do estilo. Além disso, já o li há uns dez anos! Nessa altura ainda o Harryzinho não tinha ido p a escola de feitiçaria...

Pippa said...

Bem, o que e que voces andam a ler com esta idade, eu li esse livro quando tava no 5 ano!! nem acredito que encontrei um post sobre isso ahahahahah

Anonymous said...

u-ganda.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading u-ganda.blogspot.com every day.
quick loans
cash advance

Anonymous said...

Esta tudo?!amei mesmo muito o vosso espaco!
Deem uma espreitadelano meu trabalho em http://www.fulltiltbonus50gratis.pokersemdeposito.com/ , sobre jogo de cartas buraco!
Ate a vista