Wednesday, May 11, 2005

Bolsas de Doutoramento

Este é um post de "serviço público"

Já estão abertos os concursos para bolsas individuais de doutoramento atribuidas pela FCT
(ver aqui) e para o programa doutoral GABBA (ver aqui).
Os prazos para concorrer acabam a 6 de junho e a 27 de maio, respectivamente.

Eu posso falar sobre os dois visto ter concorrido a ambos no ano transacto (gostaram?) e até fui à entrevista no GABBA.
Bom o concurso à FCT é o classico "tens-média->16-então-tás-safo-tens-mais-baixa-tás-"praticamente"-fora", e eu ponho "praticamente" fora porque há sempre uma hipótese para quem tem média inferior a 16, embora seja sempre muito dificil. Conselhos: se não tens 16, tenta publicar, arranjar 1 ou 2 orientadores catedráticos, i.e., com peso politico dentro da ciência, e com muita graxa e sorte e fé e... sei lá, pode ser que entres... Já aconteceu antes pode acontecer outra vez.
Por outro lado o GABBA, tem fama de dar oportunidades a ppl que tem média de 14 para cima e é um facto que entra sempre alguém com 14. No ano passado metade das 12 bolsas foram dadas a ppl com 14 e 15 (eu não fui um felizardo). Concorrer é extremamente fácil, basta preencher uma folha e mandar por e-mail (foi como eu fiz). Quando forem à entrevista, não se assustem, sim eles são nove (!!), mas têm lá bolachinhas, e vão preparados para fazer perguntas pq é isso que eles querem (acho eu).

Bom eu vou para Nottingham, para vocês Boa Sorte!

6 comments:

ZP said...

Achas que é possível a troca das bolachinhas por imperial e tremoços? De certeza que a entrevista me correria bem.

Ana said...

:-D

Pois olha, Ganda, fizeste-me ver uma luzinha ao fundo do túnel e pensar que não me fazia mal nenhum concorrer ao GABBA...nunca se sabe...

Entretanto já tá programado tirar o Mestrado de Biotec...parece que o de Bioquímica não vai abrir mesmo, por falta de Profes... :-(

Ana said...

Será que se eu fizer um charmezinho e a conversa de jovem-que-quer-oportunidade-para-contribuir-para-o-desenvolvimento-da-bioquimica-em-portugal-e-para-o-de-um-jovem-centro-que-tanto-tem-para-dar e se acrescentar que-não-posso-ir-lá-para-fora-porque-tenho-tal-handicap-auditivo-blá-blá...que achas Ganda??

Ana said...

A entrevista foi em português ou em inglês?...

ganda said...

Foi em Português. Não perdes nada em concorrer. pode fazer o choradinho e usar o teu handicap auditivo como arma.
Se gostas de investigação não desistas já! não perdes nada em tentar!

Ana said...

Vou tentar mesmo, :-).

Na 4a vou ao lab falar com a Teresita e o Aurelas, em principio vão ser os meus orientadores do que quer que seja que eu apanhe, ou mestrado ou doutoramento. Concorro ao mestrado na mesma, depois é o que cair na rede (de preferencia o doutoramento, lol).

Eu quero investigação e professorar. :-) Gosto de ambas as coisas, qd não tenho uma sinto a falta da outra. No que respeita à investigação já criei teias de aranha!!